O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, inicia, nesta quinta-feira (28/04), o ciclo de palestras, intitulado “Se Preparando para Ópera”, com a dramaturgista Ligiana Costa. A iniciativa, parte da programação do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO), tem por objetivo facilitar a compreensão da arte lírica e estreitar a proximidade entre os repertórios e o público.
A ação tem entrada gratuita e os encontros vão acontecer no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro), na sala de música, sempre um dia antes de cada estreia.
A primeira palestra é sobre a ópera italiana “Il Tabarro”, de Giacomo Puccini, que abre o Festival Amazonas de Ópera, nesta sexta-feira (29/04), no Teatro Amazonas.
“A ideia é explicar as montagens das óperas, contextualizar para o público o que representa cada espetáculo. A iniciativa não é muito comum no Brasil, portanto, acontece pela primeira vez no festival do Amazonas, o que comprova que estamos nos afinando com a tendência do mundo da ópera em geral”, afirma Ligiana Costa, que também é musicóloga.
As palestras iniciam às 18h, têm duração de 60 minutos. A programação segue no dia 29 de abril, sobre “O Caixeiro da Taverna”; 14 de maio, com “O Menino Maluquinho”; e 28 de maio, com “Il Trovatore”.
Formação de plateia – Segundo a dramaturgista, a iniciativa tem a proposta de preparar a plateia, explorar a riqueza de detalhes da ópera, independentemente do conhecimento lírico.
“As pessoas ficarão mais instrumentalizadas para usufruir de uma forma mais completa cada repertório. Muitas vezes as pessoas acompanham a ópera, escutam aquele som, aquele canto, se emocionam, mas não têm a profundidade que o gênero requer e, com as palestras antes de cada espetáculo, esse entendimento será facilitado”, comenta Ligiana Costa.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que as palestras gratuitas fortalecem as ações do Governo do Estado, ao aproximar o público das diversas expressões culturais.
“O Festival Amazonas de Ópera chegou a sua 24ª edição com uma resposta muito positiva do público. E o ciclo de palestras tem este contexto didático, que fortalece esta proposta. A plateia terá conhecimento prévio de tudo que será visto no palco do Teatro Amazonas, o que tornará o espetáculo ainda mais atraente”, destaca o secretário.
Festival – O FAO vai acontecer entre os dias 29 de abril e 31 de maio, na capital e interior. A programação conta com atrações gratuitas e, para as obras pagas, os ingressos estão à venda em www.bilheteriadigital.com e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Cinco óperas, recitais, concertos, workshop e encontro de economia criativa estão na agenda do evento. A programação inclui atrações no Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, centros culturais Palácio da Justiça e Palácio Rio Negro e também no interior (veja programação completa). As estreias das óperas vão ser transmitidas pela TV Encontro das Águas e nas redes sociais da @culturadoam.
O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O projeto, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura, tem patrocínio master do Bradesco e patrocínio da Innova.
Bradesco e cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. Além do Teatro Bradesco, o banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.
São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. O banco também mantém o Bradesco Cultura, plataforma digital que reúne conteúdo relacionado às iniciativas culturais que contam com o patrocínio da instituição. Visite em cultura.bradesco.