CULTURADOAM

Pesquisar

Festival Amazonas Jazz terá concurso e apresentações em flutuantes

Foto: Michael Dantas/SEC

A décima edição do Festival Amazonas Jazz (FAJ) traz várias novidades para o público, como artistas renomados internacionalmente, apresentações no pôr do sol em flutuantes de Manaus e a realização de um concurso para jovens instrumentistas. A programação do evento, marcado para ocorrer de 21 a 29 de março de 2020, foi anunciada na noite de quinta-feira (11/07), com um concerto gratuito da Amazonas Band que reuniu mais de 700 pessoas no Teatro Amazonas. A realização é do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O retorno do FAJ ao calendário cultural do Estado marca também a volta da capital amazonense ao roteiro dos grandes eventos internacionais do gênero. Com a proposta de oferecer entretenimento e cultura em alto nível para a população e para os visitantes, a programação terá mais de 30 eventos – de concertos de música instrumental brasileira ao jazz contemporâneo, além de workshops, palestras e masterclasses gratuitos.

Além do Teatro Amazonas, a programação se estenderá a centros culturais, casas noturnas e restaurantes da cidade, com destaque para uma novidade: apresentações em flutuantes, nos fins de tarde.

“Promoveremos o encontro da música com a natureza, ‘conversando’ com o conceito de sustentabilidade, que está presente nesta edição do festival. É um projeto totalmente descentralizado, que trabalhará a cultura de forma mais ampla e aproximará o jazz do cidadão. Com esse planejamento estratégico, iniciado com bastante antecedência, conseguiremos agregar também o potencial turístico ao festival, movimentando a economia do Estado”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

O FAJ ainda prestigiará os novos talentos do jazz amazonense com a realização do Concurso Jovem Instrumentista, que leva o nome do baterista Almir Fernandes, que foi um importante agente cultural e propagador do jazz no Amazonas. Os interessados poderão se inscrever nas categorias solo/duo, trios, até sextetos, a partir da próxima segunda-feira (15/07) até o dia 13 de setembro, pelo site www.cultura.am.gov.br, pelo correio ou presencialmente na sede da SEC, localizada na avenida Sete de Setembro, 1.546, no Centro (CEP 69005-141). A premiação, inclusive com prêmios em dinheiro, será realizada durante o evento. Para mais informações, basta enviar e-mail para amazonasjazz@gmail.com.

Artistas – Na lista de atrações confirmadas na décima edição do festival, estão nomes locais, como a Amazonas Band, que celebrará seus 20 anos durante a realização do evento. Além do show de lançamento, a orquestra participará dos concertos de abertura e encerramento do FAJ, dividindo o palco com artistas expressivos do jazz, da MPB e da dança contemporânea.

O line-up ainda inclui o Corpo de Dança do Amazonas, Ed Sarath (EUA), Marcelo Coelho (Brasil), Keyon Harrold Quintet (EUA), Frode Gjerstad (Noruega), Trio Corrente (Brasil), Raffa Santoro & RapLabJazz (Brasil), Amilton Godoy Trio & Gabriel Grossi (Brasil), Jeff Tain Watts (EUA), Bruno Mangueira Quarteto (Brasil), John Fedchock Sextet (EUA), Daniel D’Alcântara Quinteto (Brasil), Edsel Gomez (Porto Rico) e Randy Brecker (EUA).

Para quem quer entrar no clima do evento, foi disponibilizada uma playlist elaborada pelo diretor artístico do FAJ, o maestro Rui Carvalho, no serviço de streaming de música do Spotify.

Ingressos – O site oficial do 10º Festival Amazonas Jazz entrará no ar no dia 15 de agosto e a venda de ingressos terá início no dia 21 de setembro, na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas.

Concerto – Intitulado “Memórias Pro Futuro”, o concerto de lançamento do FAJ fez uma retrospectiva dos nove anos de história do evento e seu importante legado artístico, além de homenagear o cantor e compositor João Gilberto, com a interpretação da canção “Chega de saudade”, considerada o marco inicial da Bossa Nova.

Devido ao sucesso de público, o espetáculo será realizado novamente no dia 4 de agosto, também com entrada gratuita. “Faremos um ‘repeteco’ do espetáculo de hoje e aqueles que não puderam participar, estão desde já convidados”, anunciou o maestro Rui Carvalho.

Você pode gostar