CULTURADOAM

Pesquisar

Festival de Ciranda agita Manacapuru no fim de semana

Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura realizam, neste fim de semana, o 23º Festival de Ciranda de Manacapuru. Com apoio do Governo do Amazonas, o evento começa nesta sexta-feira (30/08)  e vai até domingo (01/09), no Parque do Ingá. A entrada é gratuita.

A ciranda Tradicional abre o festival este ano apresentando o tema “Alado”, que tem como proposta partilhar o sonho de voar com o público. No sábado, é a vez da tetracampeã Flor Matizada se apresentar, com o tema “Hecatombe”, uma fábula que mostrará uma verdadeira explosão cultural e beleza das singularidades amazônicas. Encerrando o festival, no domingo, a ciranda Guerreiros Mura se apresenta com o tema “Tabaturuna”  trazendo lendas, contos e mitos que rodeiam a tribo dos índios Mura, além do espiritualismo, rituais e a força da tribo.

As apresentações duram entre 2h e 2h30 e a soma das notas atribuídas a cada um desses itens determina o vencedor do ano. Os itens individuais que concorrem a notas são: Cantador de Cirandadas, Apresentador, Porta-Cores, Cirandeira Bela e Princesa Cirandeira. Os itens coletivos são: Cordão de Cirandeiros, Cordão de Entrada, Tocada ou Tocata da Ciranda, Alegorias, Fantasias de Destaques, Cirandada (letra e música), Harmonia Geral, Criatividade e Originalidade e o Tema e Desenvolvimento

Você pode gostar