CULTURADOAM

Pesquisar

Festival de Circo do Amazonas inicia nesta sexta-feira (24/03) com coletivo de artistas na avenida Djalma Batista

A terceira edição do festival levará alunos da rede pública ao Circo Kroner, além de oferecer atividades nos espaços culturais, escolas e hospitais

A arte circense, tradição milenar que encanta gerações, será levada ao público em uma programação especial da nova temporada do Festival de Circo do Amazonas, que será realizado do dia 24 de março a 2 de abril. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival é uma homenagem ao Dia do Circo, celebrado em 27 de março.

A primeira atração será um “pit stop” com coletivo de artistas circenses, nesta sexta-feira (24/03), às 17h, na avenida Djalma Batista (próximo ao Shopping Millenium). A atração contará com a participação de fanfarras, malabaristas, palhaços, acrobatas, perna de pau e o cospe fogo.

Para o secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, o 3° Festival de Circo do Amazonas é a valorização de uma das manifestações artísticas mais populares, que gera entretenimento e valoriza os profissionais que se dedicam à arte milenar.

“Esta é a terceira edição de um projeto que dá protagonismo à atividade circense, que se manifesta por meio de várias linguagens e de habilidades distintas. É uma das manifestações artísticas mais antigas e que perduram até hoje, porque além de divertir, socializar e instigar o imaginário das pessoas, é uma atividade que, muitas vezes, é passada por gerações entre os artistas”, afirma o secretário.

Programação

A abertura do 3° Festival de Circo do Amazonas será neste domingo (26/03), às 17h no Teatro da Instalação, com o espetáculo “A excêntrica família de Clowns”, de Hely Pinto. A entrada é gratuita. A história narra o cotidiano da família Clowns, cujo personagem principal é o “Tolo”, que enfrenta uma série de acontecimentos no ambiente familiar e profissional. A cênica traz o humor dentro de um contexto atual e contemporâneo.

A programação se estende ao Circo Kroner, montado no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, no bairro de Flores. De segunda a sexta-feira (27 a 31/03), das 9h às 11h, alunos da rede pública de ensino terão a oportunidade de prestigiar atrações promovidas pela Associação dos Artistas Circenses do Amazonas, que serão levadas ao picadeiro do circo em turnê em Manaus.

Durante a semana, os artistas circenses locais vão levar animação, encantamento e magia aos hospitais, instituições filantrópicas, comunidades da área urbana e à Vila do Engenho, Novo Remanso e Lindóia, ambos em município de Itacoatiara (distante 250 quilômetros de Manaus).

A capacitação de artistas circenses também faz parte da programação do festival, que irá oportunizar oficinas gratuitas de malabares, acrobacia aérea, palhaçaria, pirofagia e de preparo físico para o circo. As atividades serão realizadas no Centro Cultural Barravento, na rua Jonathas Pedrosa, na Praça 14. As inscrições no link (https://forms.gle/YmbqXJqb2VpRDqo98)

Na sexta-feira (31/03), sábado e domingo (1° e 02/04), a partir das 17h, a programação segue para o Parque Rio Negro, na rua Beira Mar, no bairro do São Raimundo. O local irá receber atrações circenses e espetáculos abertos ao público.

O Teatro Amazonas entra na programação do festival, no domingo (02/04), às 11h, com a apresentação do espetáculo “Sarau do Feupuudo”. Entrada gratuita.

FOTOS: Michael Dantas e Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar