CULTURADOAM

Pesquisar

Festival de Ópera chega ao interior do Amazonas neste fim de semana

Com apresentações gratuitas nesta sexta-feira (17/05) e sábado (18/05), o projeto “Ópera Mirim” chega aos municípios de Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant. Integrando a programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), o projeto consiste em um espetáculo de marionetes, apresentado pelo grupo Pequeno Teatro do Mundo e baseado em obras famosas do repertório operístico.

O 22º FAO é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. O evento, que começou no dia 26 de abril, segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Ópera Mirim no Teatro Amazonas Foto: Michael Dantas/SEC

As apresentações serão realizadas no Ginásio Poliesportivo, em Santa Isabel, na sexta-feira (17/05), e na comunidade indígena Filadélfia, em Benjamin Constant, no sábado (18/05), ambas às 18h. O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca o ineditismo dos eventos nos municípios.

“Um dos pilares desse Governo é descentralizar as ações e poder facilitar o acesso à cultura no Amazonas. Pela primeira vez, estas comunidades receberão a programação do Festival, e isto representa um passo importante para que possamos continuar a fomentar ações para o cidadão no interior”, declara o secretário.

Formado pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos, o grupo Pequeno Teatro do Mundo vai apresentar a obra “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), do compositor e pianista francês Maurice Ravel (1875-1937). Será a primeira vez do grupo no interior do Estado. Com 14 personagens manipulados, a obra traz enredo em torno de uma criança que enfrenta a revolta de bichos e objetos por sua preguiça diante dos deveres de casa.

“Para nós é um momento muito rico esse de ir até as comunidades do interior. O projeto foi criado para isso, com o objetivo de acessar os lugares mais distantes e levar cultura e música para as pessoas. Estamos muito felizes com a oportunidade”, declara o artista Fábio Retti.

Formação de público – O titular da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Santa Isabel do Rio Negro, Bosco Souza, declarou que a participação do município na programação do FAO incentiva a formação de público e a formação cultural.

“A Secretaria de Cultura do município ainda é recente, e estamos lutando para que a cultura cresça na cidade. Somos um pequeno ponto no meio da floresta amazônica, mas existimos. Ter um espetáculo do Festival de Ópera foi uma grata surpresa para nós este ano, e pretendemos fortalecer esta parceria com a SEC para oferecermos mais projetos aos nossos cidadãos”, afirmou.

O secretário de Turismo de Benjamin Constant, Marcelo Bhacana, diz que a apresentação é inédita para a região do Alto Solimões e para o município. “Estamos bem felizes. Nunca tivemos um espetáculo de ópera nesta região, e poder levar isto para uma comunidade indígena é mostrar que podemos expandir as políticas culturais para os locais mais longínquos do Estado”.

Marionetes de fio – O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia de teatro de marionetes de fio, formada pelos artistas Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa, que resgata a tradição do teatro mambembe. Unindo sua expertise no teatro de animação à sua paixão pela ópera, encanta e diverte os espectadores, ao mesmo tempo em que promove uma experiência educativa e de iniciação artística, apresentando o universo da música erudita em uma linguagem popular.

‘Mulheres da Ópera’ – Neste fim de semana, a programação do FAO também inclui a estreia do espetáculo “Mulheres da Ópera”, na sexta-feira (17/05), no Centro Cultural Palácio Rio Negro, situado na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, às 16h. No sábado (18/05), às 19h, o espetáculo será exibido no Shopping Ponta Negra. Ambas as apresentações são gratuitas.

Em “Mulheres da Ópera”, as sopranos Carol Martins, Elane Monteiro, Mirian Abad e Raquel de Queiroz, e as mezzo-sopranos Kelly Fernandes e Yana Stravaganzzi, cantoras dos Corpos Artísticos do Estado, interpretam trechos de óperas que trazem personagens femininos emblemáticos, seja pela força, atitude ou pela beleza, em obras trágicas ou cômicas.

O espetáculo também será apresentado na Fundação Bradesco, no dia 22 de maio, às 9h30 e às 15h30; na Fundação Cecon, no dia 25, às 10h; e na Fundação Doutor Thomas, no dia 27, às 10h.

‘Tosca’ – Estreia do FAO no último sábado (11/05), a ópera “Tosca” volta a ser apresentada no Teatro Amazonas nesta sexta-feira (17/05), às 20h, e no domingo (19/05), às 19h.

Clássico do repertório operístico mundial, a obra de Giacomo Puccini narra a história da cantora Floria Tosca (Daniella Carvalho), que é apaixonada pelo pintor Mario (Fernando Portari) e sente ciúmes do amado, ao imaginar que ele tem uma amante. Na verdade, ele esconde Angelotti (Fred Oliveira), que está sendo procurado pela polícia. Até que o chefe de polícia Scarpia (Rodrigo Esteves), que deseja Tosca, prende Mario.

Em uma das cenas mais dramáticas, que inclui tortura e violência sexual, Scarpia promete salvar Mario da sentença de morte, em troca de uma noite com Tosca. Ela finge aceitar, mas o apunhala. A partir daí há uma sucessão de tragédias que prendem a atenção do público até o final do espetáculo.

Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

Sobre o Bradesco Cultura – Com centenas de projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

São eventos regionais, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, além do Teatro Bradesco em São Paulo. Fazem parte do calendário 2019 atrações como o musical O Fantasma da Ópera e o Natal do Bradesco, em Curitiba.

Você pode gostar