Pela primeira vez em 28 anos, a Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares (ABrasOFFA) apresentará o Festival Internacional de Folclore do Brasil em formato virtual. O evento será nos dias 22 e 23 de agosto, com o tema “O Folclore nos une e a Terra toca e dança pela paz’’, no Youtube (/@abrasoffa).
Estão confirmadas a participação de grupos de 18 países, entre eles Romênia, Espanha, Grécia, República Tcheca, Holanda, Bulgária, Brasil, Gana, Argentina, Chile, Coréia do Sul, África do Sul, México, Colômbia e Venezuela.
Helena Lourenço, presidente da organização sem fins lucrativos, explica que devido a pandemia, o evento precisou se reinventar para as plataformas digitais. Ela conta que a ONG já representou o Brasil como uma das entidades brasileiras com destaque nas “Melhores iniciativas pela paz” na Unesco.
“O festival tem como objetivo resgatar, preservar e agregar a cultura folclórica, estamos presentes em intercâmbios com mais de 100 países”, afirma a presidente da ABrasOFFA. “Estivemos na França por dois anos e temos feito um trabalho de intercâmbios culturais com diversos países. O último, antes da pandemia, foi em Uzbequistão, em abril de 2019, e depois fomos para os Emirados Árabes”.
Eventos paralelos – No festival serão trabalhados projetos paralelos da entidade voltados aos 50 anos do “Dia da Terra”.
No dia 22 de agosto também será lançado o Selo Oficial em homenagem ao Festival Internacional de Folclore do Brasil e aos 50 anos do Dia da Terra. Os selos serão utilizados nas cartinhas feitas por alunos de diversas unidades escolares brasileiras e do exterior. Além disso, serão realizados intercâmbios entre elas.
Na programação, um casal de cada grupo participante fará o plantio de uma árvore ao vivo em seus países, com vestimentas típicas e uma mensagem ao festival. A proposta é mostrar que todos os povos estão juntos naquele momento, onde conflitos e guerras são esquecidos.
Os grupos mandarãofotos de outros países que não são os participantes em movimento dos seus passos, bailando com suas roupas, trazendo mensagens de apoio. Crianças, em condomínios e escolas, por meio de desenhos e cartinhas poderão expor suas mensagens positivas para o planeta. Essas atividades serão distribuídas e expostas.
ABrasOFFA – A organização, com sede na cidade de Santos, foi fundada em 1987, é ligada ao IOV – Internationale Organisation für Volkskunst, com sede na Áustria e membro correspondente do CIOFF – Conselho Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore, com sede na França. Em 2005, os projetos: “Circuito BRASIL FEST IN FOLK – Festival Internacional de Folclore do Brasil®” e “Rede de Jovens Voluntários pela Cultura da Paz” receberam a Chancela Oficial Unesco.
Desde 2017, a ABrasOFFA tem status consultivo especial do ECOSOC ONU. A Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares está no Twitter, Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube.