CULTURADOAM

Pesquisar

Festival PAN abre inscrições para oficinas gratuitas de cultura

*Com informações da assessoria

Estão abertas as inscrições para as oficinas “Dialogar com o Público: Planejamento e Análise de Mercado na Cultura” e “Treinamento contemplativo para o artista da cena na pandemia”, que fazem parte da segunda edição do Potência das Artes do Norte (PAN!). Ministradas por Taciano Soares e Vanja Poty, respectivamente, as oficinas integram a programação do festival, que será realizado de 24 a 30 de abril, de forma on-line e gratuita. As inscrições podem ser realizadas através do site https://linktr.ee/pan.norte/.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado. 

Com duração de quatro horas, a oficina “Dialogar com o Público: Planejamento e Análise de Mercado na Cultura”, com Taciano Soares, propõe estimular um olhar atento para a construção das pontes possíveis e necessárias com os públicos das manifestações culturais. Além disso, tem como objetivo a reflexão de uma relação crítica sobre o processo de formação do capital cultural, bem como desenvolver elementos de análise sobre o cenário de atuação. “A cultura, cada vez mais, precisa equipar-se de mecanismos que orientem a construção das propostas de atuação e intervenção na sociedade como um direito assistido pela Constituição e, ao mesmo tempo, o combate à precariedade no cenário das políticas públicas para o setor”, destaca o ministrante, Taciano Soares.

O conteúdo programático possui os seguintes temas: capital cultural; identidade e consumo cultural; noção de públicos da cultura e políticas culturais; planejamento na cultura; matriz de SWOT e mapa de Stakeholders; além de desenvolvimento do negócio. Não há limite para a quantidade de participantes, contudo é desejável (mas não excludente) que o participante seja ou tenha alguma experiência com produção cultural e/ou gestão cultural, seja privada ou pública, ou mesmo vivência no terceiro setor ou artes em geral. O curso também é recomendado para estudantes da área.   

Já a oficina “Treinamento contemplativo para o artista da cena na pandemia”, com Vanja Poty, tem como foco a orientação artística de projetos criativos dos participantes – de qualquer linguagem, a partir do estabelecimento de espaços sacralizados para a prática artística em meio ao ensimesmamento imposto pelo espírito do tempo, bem como a preparação corporal através do hatha yoga e de exercícios inspirados no budismo tibetano. O curso tem o número limitado de vagas – até 15 participantes. O público-alvo são atores e performers que estejam interessados em verticalizar ideias de cenas, espetáculos, performances e afins.       

Festival PAN – Em sua segunda edição, o PAN!, que tem como proposta escoar e fortalecer as produções da região Norte através de uma programação de relevância nacional, terá representantes de seis dos sete estados nortistas em sua programação, que inclui espetáculos, oficinas, núcleo de crítica e pitch. O PAN será realizado de 24 a 30 de abril de forma gratuita e on-line. Mais informações podem ser encontradas na conta do Instagram @pan.norte ou pelo site https://linktr.ee/pan.norte.

Você pode gostar