CULTURADOAM

Pesquisar

Filmes do Rambú da Amazônia serão exibidos no Cine Teatro Guarany, neste sábado

Da esquerda para direita: Junior Castro, Valderlan Viana e Julio Ribeiro
Foto: Divulgação/ SEC

A terceira e quarta parte dos longas-metragens do Rambú da Amazônia, personagem baseado nos filmes de Sylvester Stallone, serão exibidos gratuitamente no Cine Teatro Guarany, neste sábado (13/4), a partir das 18h. A programação, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), ainda terá curtas-metragens e o premiado documentário sobre a vida do ator Aldenir Coti, que interpreta o personagem guerrilheiro. A entrada será gratuita.

Rambú, que é herói em histórias onde defende a preservação do meio ambiente, chegou a ser destaque no quadro Me Leva Brasil, do Fantástico, após surgir no bairro São Jorge. O trio responsável pelo roteiro, direção e produção dos filmes – Júlio Cesar, Junior Castro e Valderlan Viana – celebra a exibição dos filmes como resgate da memória de uma produção inusitada no cinema amazonense.

“É muito legal que, após dez anos, consigamos exibir estes filmes e lembrar o quanto eles movimentaram o cinema amazonense naqueles anos. O filme e o documentário chegaram a vender milhares de cópias, e tudo começou apenas com uma brincadeira nossa”, comenta Júlio Cesar, roteirista dos filmes de Rambú.

No início da sessão, serão exibidos os curtas-metragens “Ui”, “Calor Pai D’égua”, “Rodada Dobrada” e “Invadir para prevenir”. De acordo com o trio, os curtas são cômicos, mas também evidenciam problemas relacionados à falta de conscientização ambiental. “Escolhemos exibir estes curtas logo no início como uma forma de ‘quebrar o gelo’. Além da comédia, as obras também têm relação com a questão da poluição dos nossos igarapés e o desmatamento em nossa região”, explica Junior Castro.

Em seguida, será apresentado o documentário “A Incrível História de Coti: o Rambo do São Jorge”, de Anderson Mendes. A obra, de 2007, foi premiada no Amazonas Film Festival e em outras competições pelo país. “A repercussão deste documentário, que rodou o Brasil, foi o que possibilitou que fizéssemos o Rambú 4. É uma obra essencial dentro da história do cinema amazonense”, afirma o diretor da obra, Anderson Mendes.

Ao final da sessão, serão exibidos “Rambú III: O Rapto do Jaraqui Dourado” e “Rambú IV: O Clone”. “Os primeiros dois filmes de Rambú, que foram gravados em VHS, se perderam. Então, estes filmes são o que temos para celebrar este personagem folclórico do São Jorge. É essencial que eles sejam lembrados pela população. Em breve, esperamos ter recursos para lançar o quinto filme da série e continuar esta saga”, diz o diretor dos longas, Junior Castro.

Você pode gostar