CULTURADOAM

Pesquisar

Fim de semana terá o encerramento da programação “Presente de Natal” e diversos eventos culturais

Neste fim de semana, acontecerá o encerramento da programação “Presente de Natal”, que movimenta o Largo de São Sebastião e entorno desde o dia 7 de dezembro com diversas atrações. De sexta até domingo, o público poderá aproveitar dezenas de atividades entre shows, cantatas, sessões de cinema, visita à Casa do Papai Noel, e conferir o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”. Tudo com acesso gratuito!

Além da programação natalina, o fim de semana nos espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também terá diversos espetáculos de teatro e dança, recital, show e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis. Confira as opções e aproveite!

Sexta-feira (20/12)

17h – No Largo de São Sebastião e entorno, a programação especial de Natal continua com muitas atrações: Feira Natalina, com itens de artesanato e gastronomia, e atividades lúdicas com a Tapa Produções (rua José Clemente); visita à Casa do Papai Noel, apresentação do Palhaço Picolé e sessão de cinema (Casa das Artes); apresentações do Coral da Câmara, do Madrigal Vitória, do musical “Filho de Deus e Menino Meu”, e show de Afonso Rodrigues (palco Lira). As atividades vão até 20h30 e são gratuitas.

18h – No Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro), o espetáculo “Joias de Tchaikovsky”, contemplado no Edital Amazonas Cênico 2019, apresenta recortes dos balés “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida” e “O Quebra Nozes”, do compositor Piatr Ilitch Tchaikovsky, com algumas adaptações feitas pela Cia. de Dança Encontro das Águas. Entrada gratuita e classificação livre.

19h – No Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro – Antigo Ideal Clube), também pelo Edital Amazonas Cênico 2019, será apresentado “Pra não magoar”, monólogo protagonizado pela personagem Joana, uma mulher solitária em um quarto, revivendo memórias. Joana consegue ser universal como todas as mulheres ao relatar os riscos, seus conflitos com as condições impostas e sobretudo com suas estonteantes transformações. Acesso gratuito. Não recomendado para menores de 12 anos.

20h – No Teatro Amazonas (avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro), haverá apresentação do espetáculo “A Caixa Mágica de Natal”, que faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando a criança, a pedido de sua avó, abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e, num passe de mágica, mergulha num mundo mágico do Natal, ao lado de uma duende. “A Caixa Mágica do Natal” conta com a Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus. Entrada gratuita e classificação livre.

Sábado (21/12)

9h – A Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, 57, Centro) abrirá com o “Sábado na Biblioteca”, programação que acontece um sábado por mês, com Bibliotour, consulta aos acervos de literatura e gibiteca, e exibição de curtas de animação infantil. Até 12h, com entrada gratuita e classificação livre.

16h – Também na Biblioteca Pública, acontecerá o lançamento do livro “Devaneio: amores vividos, histórias inventadas”, da jornalista amazonense Rebeca Beatriz, obra que reúne contos sobre o amor, a dor, a perda e a superação. Durante o evento haverá um bate-papo com a autora que explicará o processo de criação do livro. Acesso gratuito.

16h – No mesmo horário, no hall do Teatro Amazonas, o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos fará um sarau natalino. No repertório canções como “Seguindo uma estrela”, “Não posso crer”, “Ave Maria”, “Vinde adoremos”, “Uirapuru” e “Tu Scendi Dalle Stelle”. Acesso gratuito.

17h e 20h – Também no Teatro Amazonas, haverá mais duas sessões do espetáculo “A Caixa Mágica do Natal”, que faz uma viagem lúdica pelo universo natalino. Entrada gratuita.

17h – No Parque Senador Jefferson Péres (avenida Lourenço da Silva Braga, 1507, Centro), a Trupe Bacia Agrupação Experimental – que mistura a arte da palhaçaria com distintas técnicas de circo – apresentará “Bacia Cabaret”, com cenas clássicas de circo e cenas físicas criadas em momentos de ensaio experimental, trazendo um mix de malabarismo, acrobacias e palhaçadas. Acesso gratuito.

17h – No Largo de São Sebastião e entorno, dentro da programação especial de Natal, terá apresentação do Coral da PIB, projeto Roda na Praça e show de Cinara Nery (palco Lira); visita à Casa do Papai Noel, apresentação do Palhaço Quiabo e sessão de cinema (Casa das Artes); Feira Natalina e atividades lúdicas com a Criatê Arte e Produção (rua José Clemente). Acesso gratuito.

Domingo (22/12)

8h – As atividades começam cedo na Biblioteca Pública do Amazonas com a Feira de Troca de Livros e Gibis. A 38ª edição do evento terá, além da troca de livros e gibis, a “Bibliotour”, visita guiada que conta a história do espaço; a história encenada “Juca e a Serpente do Rio”, que será mediada pela equipe do Programa Mania de Ler; e o “Bibliocine”, com exibição de curtas de animação voltados ao público infantil. Para participar da troca de livros, o visitante deve levar livros e gibis que serão trocados por cupons. Cada cupom dará direito de realizar a troca do livro por outro livro e do gibi por outro gibi. Os cupons de gibis também dão direito à troca de livros de literatura infantil. São aceitos livros de literatura geral, literatura brasileira, literatura da Amazônia, literatura infantojuvenil, gibis, livros relacionados à Amazônia, biografias e artes. Não são aceitos livros didáticos, técnicos e escolares, ou em mau estado de conservação. Toda programação é gratuita e vai até às 12h.

8h40 – Na Catedral Metropolitana de Manaus – Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos fará uma apresentação especial com repertório natalino. Acesso gratuito. A Igreja Matriz fica na Praça Osvaldo Cruz, s/nº, no Centro.

11h – No Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro), haverá o Recital de Música de Câmara, com Irina Glibka, integrante da Amazonas Filarmônica. Classificação livre e acesso gratuito.

11h e 19h – As duas últimas sessões do musical “A Caixa Mágica do Natal” acontecem domingo, no Teatro Amazonas. O espetáculo estrelado pelos Corpos Artísticos do Estado, Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro e grande elenco, faz uma viagem lúdica pelo universo natalino. Entrada gratuita.

17h – O encerramento da programação “Presente de Natal”, que acontece desde 7 de dezembro no Largo de São Sebastião e entorno, contará com apresentação do Coral Dr. Euler Ribeiro e show da Banda Carrapicho (palco Lira); visita à Casa do Papai Noel, apresentação do Palhaço Puxa Puxa e sessão de cinema (Casa das Artes); e Feira Natalina e atividades lúdicas com o grupo Alecrim Nativo (rua José Clemente). Acesso gratuito.  

19h – O Domingo Autoral desta semana será em dose dupla. Na primeira sessão, Márcia Siqueira fará um show especial com participação de Letícia Siqueira. Na sequência, a partir das 20h, será a vez de Cileno apresentar seus sucessos. O cantor receberá Oscar Filho no palco.  O “Domingo Autoral” acontece no Teatro Gebes Medeiros, com acesso gratuito e classificação livre.

Você pode gostar