Final do BBB 24: Com realização do Governo do Amazonas, ‘Festa da Cunhã’ animou o público em Manaus e Parintins

Mais de 20 mil pessoas compareceram à ‘Festa da Cunhã’ no Largo de São Sebastião e na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Com um grande público em Manaus e em Parintins, a “Festa da Cunhã”, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, nesta terça-feira (16), foi um grande sucesso. Mais de 13 mil pessoas prestigiaram, nos dois pontos, a final do reality show Big Brother Brasil 24. Com 14,98% por cento, Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi Garantido e representante do Amazonas, garantiu o terceiro lugar na final do reality show Big Brother Brasil 24.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a festa promovida pelo Estado proporcionou uma grande mobilização para todos os amazonenses, que puderam se unir para torcer pela cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira.

“Em nome do governador Wilson Lima, a gente agradece a todos que, de alguma forma, auxiliaram, ajudaram e torceram pela Isabelle para que ela chegasse até aqui. Agora, é recebê-la de braços abertos, com esse carinho e respeito que temos por tudo que fez divulgando a cultura amazonense”, disse o secretário da SEC, Marcos Apolo Muniz.

No Largo de São Sebastião, em Manaus, o engenheiro Walter Vasconcelos chegou cedo para acompanhar a final do reality show Big Brother Brasil 24. Para ele, já significou muito a cunhã-poranga do boi Garantido, Isabelle Nogueira, ter chegado à final.

“É sempre uma grande alegria ver a cultura regional sendo ovacionada da maneira que está sendo. O empenho e dedicação que o próprio Governo do Amazonas está fazendo de divulgar também está ótimo”, falou o engenheiro Walter Vasconcelos.

A 369 quilômetros de Manaus, na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em Parintins, a Alelian Cingride aproveitou a festa, mas também levou o notebook e celular para votar na festa. Animada, ela explicou sobre o que a cunhã-poranga representa para ela e todo povo amazonense.

“Ela representa todo o nosso estado e cultura.  Ela não falou só sobre o festival, mas também sobre as nossas comidas típicas e regionalidade. Ela jogou muito bem e não foi falsa. Foi verdadeira em todos os sentidos”, destacou a torcedora, Alelian Cingride.

O Roberto Oliveira é torcedor do Caprichoso, mas trouxe o pequeno Guilherme, perreché, de 5 anos, para curtir a festa na praça da Catedral. Ele comemorou a festa montada pelo Governo, pois explicou que é um momento de união para a família dividida entre os dois bois.

“Foi um momento único na nossa história, onde as duas torcidas se uniram numa só força. Durante essa época, a gente fica naquela implicância, mas hoje foi um dia para ficar na memória de todos”, comentou o torcedor, Roberto Oliveira.

Estrutura
Em Manaus, a festa foi realizada no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade. A estrutura contou com um avanço para aproximar as atrações do público e ocupou a lateral do Largo, próximo a Rua José Clemente, onde geralmente acontecem os eventos culturais mantidos pela secretaria.

Dois telões de LED foram posicionados no espaço. Um ao lado do palco, e outro, do lado oposto do Largo São Sebastião, facilitando a visão para quem esteve um pouco mais distante. Assim como em todos os eventos da Secretaria de Cultura, houve o espaço de acessibilidade para Portadores de Deficiência (PCD). O evento também contou com um aparato das demais secretarias do estado, envolvendo saúde, segurança e trânsito.

Em Parintins, a estrutura para a festa foi montada na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, em frente ao Bar do Joel. Um trio elétrico foi montado no centro da praça, na avenida Amazonas.

Atrações
Antes da transmissão ao vivo da final do reality show, artistas do bois Caprichoso e Garantido protagonizam um show com duração de 1h20, sendo 40 minutos para cada boi.

O Touro Negro foi o primeiro a subir ao palco. Os artistas azulados, Patrick Araújo e Prince se apresentam com a Marujada de Guerra, Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e a torcida Raça Caprichoso.

Em seguida, o boi da Baixa do São José se apresentou ao lado de Sebastião Jr e David Assayag, com a presença dos ritmistas da Batucada, bailarinos do Garantido Show e a torcida Comando Garantido.

FOTOS: Antônio Lima e Mauro Neto / Secom