CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas abre inscrições para o Seminário de Artes Visuais

Encontro vai promover quatro dias de palestras nos espaços culturais do Estado

FOTO: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Artes Visuais, a ser realizado entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no auditório do Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, com encerramento no dia 2 de julho, na praça em frente ao centro cultural. O seminário faz parte da programação do “Amazonas Artes Visuais 2022 – Vidas Coletivas”, que contempla ainda mostras e feiras nos espaços culturais da cidade.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link da bio da Instagram da @culturadoam. Cada seminário é limitado a 150 pessoas.

Os seminários acontecem do dia 29 de junho a 1° de julho, das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, no auditório do Palacete Provincial, com a participação de 24 palestrantes locais e de outras cidades do Brasil. O encerramento da programação será no dia 2 de julho, das 10h às 17h, com atividades artísticas na Praça da Polícia.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a organização é do Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo. Segundo o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o evento traz uma proposta abrangente para as artes visuais no Amazonas.

FOTO: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“O seminário incentiva diálogos entre os agentes de cultura e o público em geral, além de promover interações abordando as artes visuais. Os palestrantes apresentam suas experiências, gerando novas possibilidades e perspectivas no segmento, que podem ser aplicadas a nossa realidade e fomentar ainda mais a arte no estado do Amazonas”, comenta Apolo.

Entre os palestrantes de referência nacional, Divino Sobral (Goiás/GO), Dinho Araújo (São Luís/MA), Francisco Rocha (São Paulo/SP), Orlando Maneschy (Belém/PA), Narcélio Grud (Fortaleza/CE) e outros.

Eventos culturais

No decorrer dos quatro dias de seminário, o “Amazonas Artes Visuais 2022 – Vidas Coletivas” oferece, paralelamente, uma vasta programação cultural gratuita, com mostras, feiras de arte e atrações musicais.

O curador e coordenador do evento, Cristóvão Coutinho, conta que a proposta de fazer o movimento em prol das artes visuais iniciou em 2013 e 2014, apenas com seminários. Neste ano, o “Amazonas Artes Visuais 2022” foi marcado com a reabertura da Galeria do Largo, em maio.

“O evento traz várias temáticas, conteúdos de produção e pensamento em artes como foco nas amostragens, incluindo profissionais da área em pleno exercício de suas atividades na contemporaneidade”, revela Coutinho.

A Mostra de Artes contará com 11 exposições individuais e coletivas, com seis performances artísticas e mostra de música, nos espaços expositivos da Galeria do Largo, Palácio da Justiça, Palacete Provincial, Largo de São Sebastião e Praça da Polícia. A Feira de Artes contará com nove estandes nas dependências do Palacete Provincial e na Praça Heliodoro Balbi.

Você pode gostar