CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas abre mais uma edição do “Festival de Férias”

Visitação pelo Teatro Amazonas, Galeria do Largo, Palácio da Justiça e Largo de São Sebastião abriram a edição

Fotos: Lucas Silva/ Secom

O Governo do Amazonas iniciou, nesta quinta-feira (12/01), mais uma edição gratuita do “Festival de Férias”, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O passeio de visitação pelo Teatro Amazonas, Galeria do Largo, Palácio da Justiça e Largo de São Sebastião abriram a edição. A programação do festival se estende por 11 espaços culturais da capital.

A programação faz parte do calendário do mês de janeiro da Secretaria de Cultura e traz diversas atividades, entre as quais, shows musicais com artistas locais, apresentações teatrais, visitas aos espaços culturais, resgate de brincadeiras populares, oficinas interativas e outras. Os espaços oferecem atividades destinadas às crianças de 3 a 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

O gerente da Central de Arte e Educação da SEC, Ricardo Lopes, ressalta que no período de férias, é comum as famílias viajarem e conhecerem outras culturas. Mas, o Festival foi pensado justamente para atrair o público amazonense para conhecer um pouco da história local.

“A gente pensa na estratégia de receber a criança com a família, levá-los para dentro dos espaços culturais, para que assim possam conhecer sobre a história, a arte, os nossos artistas locais, valorizar e aprender”, disse.

A professora Adriana Farias, de 36 anos, mãe do pequeno James Levi, de 8 anos, conta que ficou sabendo do festival através das redes sociais do Governo do Estado, e logo procurou mais informações para inscrever o filho. Segundo Adriana, o passeio de visitação é uma oportunidade de aprendizado para as crianças.

“O evento traz essa ideia de valorização do nosso patrimônio, e da nossa identidade. Então, levará esse conhecimento aonde for, quer queira um outro estado ou país. Assim, poderá dizer que pertence a este lugar”, enfatizou.

Para participar, o público interessado deve realizar a inscrição gratuita que já está disponível no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). No Parque Rio Negro, os eventos serão abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Os eventos no Teatro Amazonas têm entrada gratuita, por ordem de chegada. Confira a agenda completa do Festival de Férias.

Programação

No dia 13 de janeiro, das 13h às 17h, a programação do festival oferece um passeio de visitação ao Teatro Amazonas, Galeria do Largo, Palácio da Justiça, finalizando no Largo de São Sebastião para a prática de brincadeiras coletivas.

No dia 14, a partir das 13h, o Centro Cultural Povos da Amazônia recebe o festival de férias, com brincadeiras e visita guiada. Ainda, neste dia, às 15h, a criançada se diverte com o espetáculo teatral “As aventuras de Emília no Sítio do Pica-Pau Amarelo”, da companhia Espatódea Trupe.

Nos dias 19 e 20, das 13h às 17h, o festival oferece passeio de visitação pelo Centro Cultural Palácio Rio Negro, Cineteatro Guarany, finalizando no Parque Senador Jefferson Péres.

O Teatro Amazonas entra novamente na programação no dia 21 de janeiro, com o show musical “Aquarela”, com Luso Neto e Raylla Araújo, interpretando um repertório de músicas infantis e muita interação com a plateia. A atração terá início às 18h.

E no dia 22, às 11h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo, “O Circo Chegou na Cidade”. No mesmo dia, sendo que a partir das 16h, o Parque Rio Negro será o palco de muitas brincadeiras, oficinas e apresentações artísticas. Às 17h, o público infantil vai se divertir com o espetáculo de teatro “Clássicos Encantados”, da Associação Cultural Apareceu a Margarida, em seguida, o show musical “Aquarela”.

Diversas atrações também animam o Palacete Provincial, das 13h às 17h. No dia 27, brincadeiras, visita guiada, oficinas e apresentações artísticas. No dia seguinte, além de recreação e atividades lúdicas, a programação conta com espetáculo teatral, “O Conto das Flores”, do Coletivo de Histórias, às 16h.

Fechando as atrações do festival, no dia 29, às 11h, o Teatro Amazonas recebe “Bertoldo – O tubarão que queria ser gente”, da Buia Teatro.

Espaços culturais

Casa da Artes – rua José Clemente, 564, Centro
Centro Cultural Palácio da Justiça – avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro
Centro Cultural Palácio Rio Negro – avenida Sete de Setembro 1546, Centro
Centro Cultural Povos da Amazônia – avenida Silves, 2.222 (antiga Bola da Suframa), Distrito Industrial
Cineteatro Guarany – avenida Sete de Setembro, 1546 (Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro), Centro
Galeria do Largo – rua Costa Azevedo, 290, Centro
Largo de São Sebastião – avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, Centro
Parque Rio Negro – rua Beira Mar, 121 – São Raimundo,
Parque Senador Jefferson Péres – avenida Lourenço da Silva Braga, 1507, Centro
Teatro Amazonas – avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro

Você pode gostar