Até o dia 6 de janeiro de 2025 diversas atrações vão movimentar o circuito natalino em todo estado
O clima natalino se espalha pela cidade, anunciando “O Mundo Encantado do Natal”. A temática segue pelo quarto ano consecutivo, tornando-se uma marca registrada do Governo do Amazonas, proporcionando cultura e artes, inseridas em uma programação totalmente gratuita. Nesta quinta-feira (14/11), às 15h, foi realizada uma coletiva de imprensa, na Central Técnica de Produção, avenida Santa Isabel, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, para apresentação das atrações que vão compor mais uma edição da temporada natalina.
A cerimônia reuniu artistas, fazedores de cultura, músicos, profissionais e também contou com a encantadora apresentação do Papai Noel e personagens natalinos. Atrações nas mais diversas expressões e linguagens vão ocupar os espaços culturais do dia 1º de dezembro a 6 de janeiro de 2025, somando mais de 400 apresentações na capital e no interior do estado.
O Mundo Encantado do Natal, promovido pelo estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, representa um grande guarda-chuva de ações, contemplando os moradores de diferentes zonas da capital, comunidades, escolas, hospitais, instituições sociais e os municípios. A temporada natalina gera entretenimento, ao mesmo tempo que fortalece a cadeia produtiva da cultura, gerando renda a milhares de artistas, fazedores de cultura e da economia criativa.
“É importante dizer que, nesse momento, vão ser mais de 4 mil trabalhadores da cultura exercendo sua função artística e técnica até o dia 6 de janeiro de 2025. Então, é toda uma economia que gera no centro da cidade, ao redor do Largo de São Sebastião e também em diversas zonas da cidade”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias. Ele ressalta ainda que a programação alcançará mais de 20 municípios no interior do Amazonas e também em diversas zonas na cidade de Manaus.
Endryo Souza, 20 anos, destaca a inovação e criatividade na cenografia deste ano. Há três anos, o jovem artista vem trabalhando nas edições do Mundo Encantado do Natal e, para ele, a cada ano o processo se torna uma oportunidade de inovar e aprender.
“As minhas expectativas para esse ano é que sejam muito incríveis, porque as peças que a gente está produzindo, a maioria são únicas, e eu acho que vai ser a árvore de Natal mais bonita desses três anos que eu já trabalhei”, disse Endryo, expressando satisfação em trabalhar no CTP, considerado por ele um ambiente onde os trabalhadores podem ser livres para criar e explorar a imaginação.
Largo de São Sebastião e entorno
A tradicional árvore de Natal do Largo de São Sebastião será iluminada na noite de 1º de dezembro (domingo) e durante 36 dias, o espaço será o palco de apresentações artísticas, especialmente de música, dança, teatro e atrações circenses. Neste ano, são esperadas 2 milhões de pessoas visitando o Largo e as atrações no entorno.
O destaque da ornamentação será o conjunto cenográfico lúdico da grande “Árvore de Natal Carrossel da Imaginação”, medindo mais de 23 metros de altura, cuja concepção do projeto é assinada por Marcicley Reggo e Jander Lemos. “O impacto é muito bom em termos de qualidade, e de visual, a cenografia está maravilhosa”, destaca Jander, ao enfatizar o conjunto cenográfico totalmente diferente de todos os anos, baseada nos brinquedos vintage. “Eu não tenho dúvidas que esse ano vai ser o ápice do grande Natal do século”, completa o artista.
A ornamentação se estenderá ao Largo de São Sebastião, harmonizado com pinheiros de 4 metros de altura. Instagramáveis serão espalhados estrategicamente pelo espaço cultural e, na lateral do Teatro Amazonas, um grande “Túnel das Luzes” de 50 metros, completando o cenário.
Espaços culturais
Em meio a festa de acendimento da árvore de Natal, o Largo de São Sebastião receberá a primeira parada natalina com a presença do Papai Noel, comandando o cortejo, repleto de personagens, artistas e muita música. Fortalecendo a economia criativa, a tradicional Feira de Natal estará organizada na rua Costa Azevedo, Centro. Serão 16 stands, beneficiando mais de 130 empreendedores locais de vários segmentos.
Destaque para a Casa dos Brinquedos Encantados, ocupando a Casa das Artes, rua José Clemente. Segue no circuito, a Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro. Ambos os espaços, o acesso será por agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), divulgado em breve nas redes sociais @culturadoam.
O Mundo Encantado do Natal terá ainda uma exposição de presépios no Teatro Gebes Medeiros; a mostra “Regio Natalino – Mesa contemporânea”, na Galeria do Largo; o “Cinema Natalino”, no Teatro Gebes Medeiros e no Cineteatro Guarany.
O Natal em Rede vai alcançar as comunidades mais distantes do interior do Amazonas com a transmissão de espetáculos natalinos, promovidos pelo Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, a 21 municípios do estado. O Natal nos Cetis (Centro de Educação de Tempo Integral), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto Escolar (Seduc), levará espetáculos a 10 centros de educação de várias zonas da capital. O Natal nos Municípios chegará à comunidade de Cacau Pirera, Envira e Parintins, com apresentações artísticas dos alunos das unidades do Liceu dos referidos municípios.
O Natal Itinerante, reservado aos bairros de Manaus, é o resultado de uma parceria entre a cultura e o Fundo de Promoção Social (FPS). A ação conta com uma animada Carretinha de Natal, musical e personagens. O Circuito Natalino, protagonizado pelos corpos artísticos do estado, levará apresentações às escolas, centros de convivência, hospitais e igrejas.
Espetáculo de Natal e App
O espetáculo no Teatro Amazonas, uma das atrações mais aguardadas do Mundo Encantado do Natal, estreia no dia 8 de dezembro, com o musical inédito “Pedro e Paula”. Até o dia 23 de dezembro, a atração terá 20 récitas em dias e horários diversos. O agendamento será no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A direção geral é de Tércio Silva, músicas originais de Tim Rescala e direção musical de Marcelo de Jesus.
De acordo com Tércio, o musical narra a história de duas crianças que se encontram para brincar no Natal, e a partir do imaginário, vão construir o sonho de ir para vários lugares e vivenciar muitas experiências. “É um espetáculo que fala muito da construção do imaginário, da gente poder sonhar, brincar. Hoje as crianças são muito viciadas no celular, no tablet. E o espetáculo fala sobre isso também, sobre a gente resgatar um pouco as brincadeiras do dia a dia, o contato, a relação mais humana e essa forma que a gente tinha antes de brincar enquanto criança”, disse o diretor.
O aplicativo Mundo Encantado do Natal é mais uma novidade da temporada. Por meio do app, o público terá toda a programação na palma da mão, além de uma experiência completa em realidade aumentada, momentos de aventura e gamificação. Informações como, horários de funcionamento, agendamentos, locais de apresentações e acessos serão disponibilizados também na ferramenta.
FOTOS: Mauro Neto/Secom e David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa