CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas divulga lista dos artistas aptos a receber o auxílio emergencial

Foto: Michael Dantas

O Governo do Amazonas divulgou, nesta terça-feira (20/10), a primeira lista de trabalhadores da cultura que estão aptos a receber o auxílio emergencial disponibilizado por meio da Lei Aldir Blanc (14.017). A relação está disponível em http://bit.ly/AptosAuxilio

Nesta lista, com base nos cadastros realizados até o dia 2 de outubro, constam 281 profissionais, que receberão R$ 1800, referente as três primeiras parcelas de R$ 600. Mulheres chefes de família receberão cota dobrada.  

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca que, desde o início do processo da Lei, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vem desempenhando ações de mobilização e articulação para que os trabalhadores da cultura tenham acesso a este recurso.  

“Fomos um dos pioneiros na criação do Cadastro Estadual da Cultura, que é um dos mecanismos obrigatórios para a solicitação do recurso; disponibilizamos uma central de atendimento e cadastro aos profissionais que não tinham acesso a computador e/ou internet; fizemos lives e tutorial para esclarecer dúvidas sobre o processo, tudo para que o maior número de profissionais possa ter acesso ao benefício”, afirma.  

O início do pagamento do benefício está previsto para a próxima sexta-feira (23/10).  

Pessoas que não foram consideradas aptas a receber o auxílio e desejam saber a motivação para indeferimento podem solicitar uma resposta através do e-mail central@cultura.am.gov.br, com título “Solicitação de informação sobre indeferimento”.  

Profissionais da cultura – Para chegar à relação de aptos a receber o auxílio, os trabalhadores fizeram inscrição no Cadastro Estadual da Cultura, por meio do qual foram habilitados como trabalhadores da Cultura. Essa lista também está disponível em cultura.am.gov.br

As informações sobre os habilitados foram enviadas para Prodam e DataPrev, que fizeram o cruzamento dos dados, o que permitiu à Secretaria concluir a lista dos aptos a receber o benefício.  

Para quem ainda não solicitou o auxílio emergencial, o Cadastro Estadual da Cultura estará disponível até o dia 30 de outubro, em http://bit.ly/cadastroculturaAM 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa mantém um Canal de Atendimento ao Artista, que funciona diariamente das 8h às 20h, por meio dos telefones (92) 3232-5555 e 99177-6442 (WhatsApp), e do e-mail atendimento@cultura.am.gov.br.

Você pode gostar