CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas divulga resultado das eleições do Conselho Estadual de Cultura

Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulga, nesta quarta-feira (10/11), o resultado das Eleições do Conselho Estadual de Cultura (Conec) para o biênio 2021/2023. A reestruturação do Conec, que estava há mais de dez anos sem atividades, é uma ação do programa +Cultura e faz parte do plano do Governo Wilson Lima para a Cultura do Amazonas. 

O processo aconteceu de forma virtual, no final de outubro, e elegeu representantes dos segmentos de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Artes Visuais e Novas Mídias, Audiovisual, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Cultura Indígena, Cultura Afrodescendente, Folclore e Carnaval.   

A cadeira Cultura Indígena teve o cargo de suplente vago, que será preenchido por uma pessoa desse segmento regularmente inscrita no Cadastro Estadual de Cultura, que será convidada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O nome será divulgado juntamente com a lista dos representantes dos entes públicos. 

O secretário Marcos Apolo Muniz destaca a importância do Conselho Estadual de Cultura, um dos mecanismos do Sistema Estadual de Cultura, pela finalidade de formular políticas públicas para promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no Estado.

“O Conselho é consultivo e deliberativo para atender a diversos segmentos artísticos, com algumas mudanças de nomenclaturas, como é o caso das Artes Visuais que agregaram as novas mídias. Neste sentido, vamos entender o cenário cultural como todo”, explica o titular da pasta. “A Secretaria de Cultura e Economia Criativa está aberta ao diálogo, para construir um Conselho na coletividade e, a partir disso, seguir no debate de todos os assuntos de forma democrática e diversa”.

Confira a lista com os eleitos:

Artes Visuais e Novas Mídias

Michell Melo Bezerra e Silva – Titular

Afrânio Chaves dos Santos – Suplente

Audiovisual

Geliel Soares Carvalho – Titular

Michelle Barbosa Andrews – Suplente

Circo

Vanderley Pinheiro – Titular

Nivaldo Pereira da Mota – Suplente

Cultura Afrodescendente

Wellisson Brito Batista – Titular

Ayslan Nascimento de Almeida – Suplente

Cultura Indígena

Suzane Kamilly Patrício Costa – Titular

Cultura Popular de Matriz Ibérica

Lucimar Bezerra Marques – Titular

Manoel Frank Silva de Matos – Suplente

Dança

Marcos André Durand Pereira – Titular

Maykon Andrade de Almeida – Suplente

Folclore e Carnaval

Elson Silva da Rocha – Titular

Igor Marinho de Carvalho – Suplente

Literatura

Max Deulen Baraúna Nogueira – Titular

Rildo Heros Barbosa de Medeiros – Suplente 

Música 

Everaldo dos Santos Barbosa – Titular

Marjara Maquiné Monteiro – Suplente

Teatro

Jordania Damasceno Galdino – Titular

Álvaro Serrão Monteiro – Suplente

Você pode gostar