CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas entrega Auxílio Estadual para trabalhadores da cultura em Tefé

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, entregou cartões do Auxílio Estadual em Tefé, neste sábado (07/08), na Escola Estadual Deputado Armando de Souza Mendes, e contemplou 46 profissionais de segmentos como música, teatro, literatura e audiovisual. 

Segundo o secretário executivo Luiz Carlos Bonates, a ação faz parte da proposta de descentralizar as atividades e chegar ao interior do estado, para atender aos trabalhadores da cultura e da economia criativa por meio de políticas públicas. Ele destaca ainda a participação do município em iniciativas como os editais Prêmio Encontro das Artes e Prêmio Feliciano Lana e no processo eleitoral para o Conselho Estadual de Cultura. 

“A nossa presença no município também é um resultado da mobilização dos artistas, de uma nova fase de organização do meio artístico, por meio da cultura de participação”, comenta o executivo. 

O cineasta Orange Cavalcante, representante da Sociedade Civil Eu Amo Tefé, conta que a movimentação dos artistas na cidade e nas comunidades próximas começou no ano passado, durante as inscrições de projetos para os editais da Lei Aldir Blanc. 

“É muito difícil morar longe e trabalhar com arte, então fizemos um mapeamento cultural e buscamos as iniciativas e a aproximação com o estado”, comenta o artista. “É a primeira vez que temos oportunidades de acesso a recursos e, para mim, isso é motivo de celebração”. 

Para o poeta Tom Piter, a entrega do Auxílio Estadual mostra a importância da mobilização da classe artística para ter acesso a benefícios que são de direito. “O auxílio vem como reforço sobre o movimento, que podemos ter acesso aos nossos direitos”, afirma. 

Contemplados – No Grupo de Teatro Magia das Artes, coordenado por Val Neves, de 18 artistas, sete foram contemplados no primeiro lote do Auxílio Estadual. A companhia trabalha com temas educativos.

“O auxílio vai ajudar nossas famílias, e também queremos levar a nossa arte para adolescentes e jovens das comunidades, queremos descobrir novos talentos”, comenta o coordenador.  

A atriz Michelle Sandriane da Silva de Souza recebeu o cartão do Auxílio Estadual em casa. Mãe de três filhos, sendo um de 12 dias, ela conta que a mobilização dos artistas na cidade vai além do recurso financeiro.

“Temos projetos importantes que ajudam muitas pessoas, ajudam os jovens a sair das drogas e as mulheres da prostituição, me ajudou no tratamento de depressão. Um projeto leva a outro, e eu sou o resultado disso”, afirma a atriz. 

Auxílio Estadual – O benefício, no valor de R$ 600, pago em três parcelas de R$ 200 mensais, já foi entregue, ao todo, 738 pessoas, sendo 297 para Manaus e 441 para o interior. A equipe técnica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa também passou pelos municípios de Manacapuru, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Beruri, Iranduba, Novo Airão, Parintins, Barreirinha e Nhamundá.

Você pode gostar