CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas homenageia profissionais da saúde no mês de agosto

Em agosto, o Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde, homenageará os profissionais da saúde que atuaram na linha de frente durante a pandemia do novo coronavírus. Com o título “A Arte Agradece a Vida”, durante o mês serão realizadas ações no Teatro Amazonas como uma forma de agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais. Entre as atividades estarão o acesso a concertos, entrega simbólica de uma placa que ficará no hall do espaço cultural, que também ganhará iluminação na cor verde; e gratuidade em visitas turísticas.

“Quero deixar aqui o reconhecimento do Governo do Estado a todos os profissionais que trabalharam de forma tão valorosa durante os momentos mais difíceis de pandemia no estado do Amazonas e que ainda estão na luta. Essa é uma justa homenagem que foi pensada com muito cuidado e carinho como uma forma de agradecimento”, afirmou o governador Wilson Lima.

Segundo o secretário Marcos Apolo Muniz, nesta quarta-feira (05/08), Dia Nacional da Saúde, a pasta retomará as apresentações dos Corpos Artísticos no palco do maior patrimônio histórico do estado, com uma série de oito lives a serem transmitidas no Instagram do Governo do Amazonas, no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas. Ele explica que cada concerto terá, na plateia, um número reduzido de representantes dos profissionais da saúde, atendendo todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos sanitários para evitar qualquer tipo de aglomeração.

“Nesta quarta-feira, acontecerá a abertura e as apresentações seguem até o dia 31. No mês de agosto, os profissionais da saúde, com direito a acompanhante, também terão gratuidade nas visitas turísticas do Teatro Amazonas”, afirma o titular da pasta.

Muniz esclarece que, durante a programação, serão avaliados os possíveis ajustes em procedimentos necessários para receber o público nesta nova fase. “Desde o início da flexibilização, estamos voltando com as nossas atividades de forma gradual, como foi nas visitas turísticas, pois apesar de todo protocolo definido, é necessário entender o comportamento do público na prática”, comenta o secretário. “No palco, o número de músicos também será reduzido, com distanciamento entre os integrantes”.

Reconhecimento – O secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, ressalta a importância de reconhecer os esforços de homens e mulheres que atuaram incansavelmente na linha de frente do combate ao novo coronavírus durante o pico da doença no estado e que continuam atendendo nas unidades. Ele também destaca que a homenagem marca uma nova etapa na luta contra a Covid-19 no Amazonas.

“Assim como ocorreu quando fechamos uma UTI de 40 leitos no Hospital 28 de Agosto e encerramos as atividades do Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins, a reabertura do Teatro Amazonas com uma homenagem aos nossos Heróis da Saúde, marca uma nova fase para o Estado nessa luta que temos enfrentado com a pandemia. Aos poucos, estamos retomando as atividades locais”.

Concertos – A abertura do projeto “A Arte Agradece a Vida” contará com a apresentação da Amazonas Filarmônica, a partir das 20h, que vai interpretar trechos do “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven; e uma versão da música “Porto de Lenha”, de Torrinho e Aldisio Filgueiras; com arranjo do maestro Otávio Simões.

No dia oito, será a vez da Orquestra de Violões do Amazonas apresentar “Ovam 20 anos”, com retrospectiva da trajetória do grupo no repertório; enquanto no dia 13, a Amazonas Filarmônica trará o espetáculo “Mendelssohn & Gounod”, da Série de Câmara 2020.

A Orquestra de Câmara do Amazonas exibirá, no dia 15, “Concertos Grossos de Georg Friedrich Händel”; e no dia 20, a Amazonas Filarmônica trará “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven.

Já o Corpo de Dança do Amazonas subirá ao palco no dia 22, com “Vazantes”, uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes, com direção de Mário Nascimento.

No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros e, no dia 31, a Amazonas Band encerrará a primeira temporada de lives com o Concerto comemorativo de 20 anos do grupo.

Você pode gostar