O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, iniciou o mapeamento de representantes de diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva da Cultura e da Economia Criativa no Amazonas, com a finalidade de identificar o perfil e a situação dos artistas, produtores culturais, técnicos e demais profissionais criativos do Estado diante das medidas de enfrentamento e combate ao novo coronavírus (Covid-19).
Para participar, os interessados devem responder a um formulário disponível no Portal da Cultura e preencher o cadastro com dados socioeconômicos, além de específicos, como segmento que faz parte, frequência que realiza as atividades e tempo de atuação na área.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, explica que a ação faz parte das medidas que a pasta vem adotando no período de isolamento social, a fim de apoiar os artistas e demais profissionais criativos do estado.
“A cadeia produtiva da Cultura e da Economia Criativa é enorme, abrange diversos segmentos, e este mapeamento vai nos ajudar a entender quem mais precisa de apoio neste momento emergencial”, afirma o titular da pasta. “Estamos trabalhando, desde o início desta crise, em parceria com diversos órgãos do Governo do Amazonas e do Governo Federal, para encaminhar as demandas apresentadas pela classe e alinhar as possíveis soluções”.
O mapeamento vai mostrar o cenário atual da cadeia produtiva e nortear as ações emergenciais voltadas para profissionais da área no período de isolamento social. As demandas serão encaminhadas para a comissão técnica criada para avaliar as soluções cabíveis ao momento.