CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas lança vídeo institucional de prevenção ao Covid-19 com Orquestra de Câmara do Amazonas

https://www.youtube.com/watch?v=EqqEwSFxPds

Para intensificar os cuidados preventivos em relação ao coronavírus, o Governo do Amazonas lançou, nesta semana, um vídeo que ensina como lavar as mãos corretamente de uma forma lúdica, com a participação da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e do ator Felipe Freitas, que interpreta o maestro no lugar do regente Marcelo de Jesus, no palco do Teatro Amazonas. Ao som do clássico “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart, são apresentados os movimentos corretos a serem adotados pela população ao lavar as mãos.

A iniciativa partiu da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que encaminhou para a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) uma solicitação de vídeo com uma linguagem artística para ampliar o alcance da comunicação de ações de prevenção. Segundo o titular da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o órgão cedeu o espaço físico e os corpos artísticos para execução da peça de utilidade pública enquanto os movimentos das mãos foram supervisionados pela FVS.

“É um momento de nos unirmos para conter a propagação do vírus e, por meio da arte, reforçamos que a prevenção é a melhor proteção. Desta forma, queremos que a população nos ajude a multiplicar a informação correta”, afirma o secretário. “A gravação aconteceu no dia 4 de março, no Teatro Amazonas, um dos maiores símbolos do Estado e de pertencimento do amazonense”.

A diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, explica que se inspirou em um vídeo, que circula em redes sociais, de autoria desconhecida, em que um mímico faz movimentos de lavagem das mãos na batida de uma música e apresentou para Secom, que roteirizou o projeto.

“A vitória no enfrentamento dessa doença está nas nossas mãos. Precisamos viralizar essa mensagem e compartilhar com todos a importância da lavagem correta das mãos”, destaca a diretora-presidente.

O maestro Marcelo de Jesus conta que o filme institucional teve a participação de 20 músicos e o tempo total de gravação foi de duas horas em um dos ensaios da OCA.  

“Contamos com todos os músicos, a Orquestra de Câmara do Amazonas estava completa. Para nós, foi muito importante contribuir com essa mensagem didática para a população de como devemos nos prevenir”, comenta o regente.

O vídeo é veiculado nas TVs locais e nas redes sociais dos órgãos do Governo do Estado.

Você pode gostar