CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas promove reuniões virtuais com secretários e dirigentes de cultura dos municípios

Suelen Reis
Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, realizou nos dias 1º e 2 de março, segunda e terça-feira, reuniões com secretários e dirigentes de cultura dos municípios. Os encontros aconteceram com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, as reuniões fazem parte do processo de aproximação do Estado com as novas gestões municipais.

“Desde o início da nossa gestão buscamos um contato mais próximo com todos os municípios. Essa relação foi fortalecida em 2020, por conta das medidas de enfrentamento à Covid-19 e da operacionalização da Lei Aldir Blanc, e queremos manter esse diálogo, principalmente para alinhar as políticas públicas do Estado”, afirmou.  

A primeira reunião contou com representantes de cidades que receberam recurso da Lei Federal no Estado: Amaturá, Benjamin Constant, Caapiranga, Careiro Castanho, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Paulo de Olivença, Silves e Tabatinga. 

Na pauta, um balanço das ações dos municípios para operacionalização da Lei, número de trabalhadores beneficiados e valor não empenhado. 

Sistema Estadual de Cultura – Na terça-feira, a pauta foi a necessidade de planejamento das ações culturais para os municípios em 2021, explanação sobre os processos para a implantação do Sistema Estadual de Cultura e apresentação da cartilha “Sistema Municipal de Cultura – Como construir”, compartilhada com os dirigentes.

“O Sistema Nacional de Cultura tem como objetivo principal o alinhamento das políticas públicas de cultura nos três níveis federativos, onde o município é o ente principal da elaboração e execução dessas políticas públicas. Para efetuar em totalidade o Sistema Estadual de Cultura do Amazonas é que a Secretaria preparou a cartilha; e convida os municípios do Amazonas a se agregarem a esse sistema; e que colaborem para a elaboração para um plano estadual de cultura democrático, abrangente e realista para o nosso Estado”, afirmou o secretário executivo Luiz Carlos Bonates.  

Para uma melhor dinâmica com os municípios, foram realizadas duas reuniões, das quais participaram representantes de Alvarães, Amaturá, Anamã, Apuí, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Caapiranga, Canutama, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Ipixuna, Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Urucará.

Você pode gostar