CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas realiza programação especial para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional

A 5ª edição da Semana do Quadrinho Nacional recebeu, pela primeira vez, editores de outros estados

Incentivando a leitura e a formação de novos quadrinistas, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), realizou, nesta segunda-feira (30/01), uma programação especial de comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, na Biblioteca Pública do Amazonas, rua Barroso, Centro de Manaus.

A Biblioteca recebeu artistas locais e de outros estados, que conduziram um bate papo sobre o mercado editorial que ganha cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional.

O organizador da 5ª edição da Semana do Quadrinho Nacional, o produtor cultural e roteirista amazonense Evaldo Vasconcelos, ressalta que a proposta do evento é criar uma ponte entre os artistas locais e o restante do cenário nacional.

“Essas editoras chegam em Manaus, fazem um curso de formação e de qualificação com o artista local e também fazem aquele trabalho de olheiro, porque de repente tem um artista local com qualidade para ser publicado nacionalmente. O evento também está procurando estimular a cada ano, quem tem interesse em quadrinho, em se qualificar para poder produzir obras em nível nacional e internacional”, ressaltou.

A 5ª edição da Semana do Quadrinho Nacional recebeu, pela primeira vez, editores de outros estados com o intuito de promover a troca de experiências, conhecimentos e divulgar os trabalhos de artistas locais.

A programação contemplou um bate papo com artistas e editores amazonenses e do mercado nacional, entre os quais, a colombiana Sindy Elefante; a editora amazonense, Sâmela Hidalgo; o editor da Zapata Edições de São Paulo, Daniel Esteves; o editor da Guará do Rio de Janeiro, Rapha Pinheiro e com o produtor cultural e roteirista amazonense Evaldo Vasconcelos.

O editor da Guará do Rio de Janeiro, Rapha Pinheiro, destaca que é a primeira vez que conhece o Norte do país. Rapha enfatiza que o evento é uma forma de trocar conhecimento com o mercado editorial brasileiro e proporcionar uma oportunidade para que os artistas locais mostrem suas obras nacionalmente e internacionalmente.

“Quando as pessoas veem os artistas de fora vindo pra cá, é uma forma de saber que existe um trabalho, um caminho de como fazer e ser visto para além da Região Norte. Eu quero ler histórias nortistas que falem sobre os peixes que o amazonense come, sobre os lugares históricos, sobre o sotaque. Sentir a identificação com isso, é uma outra relação que temos com a obra e com a cultura”, disse.

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus terá, a partir deste ano, uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. A colaboração entre os dois eventos visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam, também, participar em Roraima.

A programação completa da Semana do Quadrinho Nacional Manaus está disponível no Instagram @semanadoquadrinho.mao

FOTOS: Antônio Lima/ Secom

Você pode gostar