CULTURADOAM

Governo do Estado traz espetáculos de música e dança e atração internacional ao Teatro Amazonas

As apresentações acontecem do dia 1º ao dia 15 de setembro

A primeira quinzena do mês de setembro está repleta de programações e espetáculos no Teatro Amazonas, o principal símbolo cultural do Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, divulga a agenda com toda a programação.

Amanhã (1º/09), o Teatro receberá uma atração internacional. Diretamente de Portugal: a Orquestra dos Brinquedos de Lisboa apresenta o espetáculo “Uma Viagem pela História da Música”, com sessões às 15h e 20h. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.shopingressos.com.br.

No sábado (02/09), Uendel Pinheiro comanda o palco, às 20h, com o especial “Samba no Teatro”, que convida vários cantores e grupos de Samba e Pagode que movimentam o cenário da noite manauara. A classificação é livre e as entradas estão à venda no site www.shopingressos.com.br.

No domingo (03/09), às 19h, a Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas traz a peça “A Maravilhosa História do Sapo Tarô Bequê”, que narra o conto do sapo que desejou virar homem, e vive uma fantástica aventura. A entrada é gratuita e a sessão possui duração de uma hora e vinte minutos.

No dia 5 de setembro, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) convida a coreógrafa amazonense Yara Costa para um novo espetáculo em comemoração aos 25 anos do corpo artístico. Com a cultura indígena e a técnica do balé aéreo, o “Nowhê de Yara Costa” acontece às 20h, com entrada franca e aberta ao público.

No dia 6, às 20h, a “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos” traz a Orquestra Pro Cultura do Amazonas para fazer a primeira apresentação da temporada em Manaus. O espetáculo gratuito vai apresentar a obra do compositor russo mais conhecido do planeta, Tchaikovsky, com a “Abertura Fantasia – Romeu e Julieta”.

No feriado do dia 7 de setembro, a Palhaça Aleluia se apresenta no show “A Grande Bailarina”, apresentando seus hits favoritos enquanto utiliza o humor para discutir sobre pautas como a gordofobia, falando sobre o corpo ideal para ser uma bailarina. A sessão acontece às 19h, e está com os ingressos à venda no site www.shopingressos.com.br.

Orquestra toca Wagner

Na sexta-feira, dia 8, a Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, anuncia o espetáculo “O Anel Sem Palavras”, às 20h. Com classificação indicativa a partir de 10 anos, o evento possui entrada gratuita e apresenta o repertório de Richard Wagner, com arranjo de Lorin Maazel.

No dia 9, os artistas amazonenses Candinho e Inês estarão no Teatro Amazonas com o show com o Show “Homenagem a Manaus em Choro e Poesia”, composto por 13 chorinhos em homenagem à capital amazonense. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.shopingressos.com.br, ou nos pontos físicos nas lojas da Ótica Diniz dos Shoppings Sumaúma, Manauara e Amazonas.

E no dia 10, às 11h, o espetáculo “Legados – Episódio 1”, é comandado pela Amazonas Band e traz em seu repertório grandes nomes do jazz como Benny Golson e John Coltrane. O evento é gratuito e aberto a qualquer idade, tendo duração de uma hora e vinte minutos.

Ainda no mesmo dia, às 19h, o artista musical Marquinhos Negritude traz ao palco o projeto “Manaus Meu Amor: Um espetáculo de amor e valorização da cidade”. Com classificação livre e entrada franca, o show leva o nome do primeiro álbum do cantor, e busca apresentar à sociedade manauara canções que mostram o amor à cidade, homenageando suas belezas naturais, arquitetônicas e humanas, e apontando para a valorização do que pertence ao povo.

No dia 12 de setembro, a Orquestra de Câmara do Amazonas traz a “Temporada de Concertos 2023 – Solistas do Amazonas”. Sob a direção e regência do maestro Marcelo de Jesus, os solistas e a orquestra apresentam uma compilação de obras clássicas, com diferentes arranjos. O concerto acontece às 20h, com entrada gratuita.

Espetáculo duplo

No dia 13, às 20h, o Coral Adulto e a Camerata de Violões do Liceu Cláudio Santoro dividirão a noite com os espetáculos “Anos 80” e “Tocando Amazônia”, com entrada gratuita. Com o Coral Adulto, o público poderá sentir nostalgia com músicas como “Biquini de Bolinha Amarelinho”, “Dancing Queen” e “Whisky A Go Go”. Já a Camerata de Violões propõe uma imersão amazônica com melodias como “Farinha” e “Não Mate a Mata”.

Trazendo mais música para o espaço, no dia 14 de setembro a Amazonas Filarmônica volta ao Teatro com o espetáculo “Mozart & Salieri”. A apresentação é gratuita e aberta ao público, e possui classificação indicativa para crianças a partir de 10 anos de idade. A duração é de uma hora e quarenta minutos com intervalo.

Finalizando a primeira quinzena do mês de setembro, o “VI Festival 5 Minutos em Cena – Edição Dança” busca a interação entre as diversas estéticas que colocam a corporeidade da dança como protagonista do acontecimento cênico, estimulando intercâmbios entre diferentes produções, corpos e discursos. A programação é totalmente aberta ao público, e acontece no dia 15, às 20h.

Todas as informações sobre a programação do Teatro Amazonas e outros espaços culturais estão disponíveis no site (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar