Feira Criativa, música ao vivo com a cantora Liah Oliveira e Oficina de Capacitação para Animador de Festa foram algumas das ações
Neste sábado (23/11), o programa Governo Presente chegou até a zona sul da cidade de Manaus, levando diversos serviços e ações para a população do bairro do Educandos e adjacências. O evento ocorreu das 8h às 14h, no Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho. Para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, entretanto, a programação cultural teve início na sexta-feira (22/09), com a Oficina Capacitação para Animador de Festa e Pequenas Ações Populares, ministrada pelo artista Robson Ney.
As ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa incluíram, além da oficina, música ao vivo com a cantora Liah Oliveira, Feira de Economia Criativa, espaço educativo e lúdico para crianças e orientação para artistas e produtores culturais de como se inscrever no Cadastro Estadual da Cultura, ou mesmo fazer a atualização obrigatória em cadastro já existente.
A Oficina de Capacitação para Animador de Festa e Pequenas Ações Populares faz parte das ações de Certificação em Economia Criativa que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa tem levado às edições do Governo Presente. A atividade foi coordenada pelo Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e ministrada por Robson Ney, ator e professor de teatro do Liceu.
Entre os participantes estava Herbert Richard Bernardino Ermogi, de 17 anos, que recebeu seu certificado das mãos do governador Wilson Lima e do secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias. “Foi sensacional participar da oficina. Eu consegui desenvolver mais a minha desenvoltura com as palavras e aprender mais praticando, literalmente”, afirmou Herbert, que se disse muito satisfeito com a nova habilidade desenvolvida. “Pretendo ser um bom comunicador e ter participado da oficina vai me ajudar na minha carreira e gerar renda para mim”, declarou.
O evento também contou com a presença especial da cantora Liah Oliveira, que conquistou o público com seu repertório eclético, que foi do pop internacional à MPB, do rock ao brega nacional. “Eu gosto de variar. Há muitos anos eu canto, então, eu procuro sempre fazer um pouco de tudo para agradar quase todo mundo. Como a gente diz, agrada quase todos os gostos”, disse a cantora.
“Com essa oportunidade de hoje, mais gente está conhecendo o meu trabalho. “Essa oportunidade vira uma vitrine para a gente. Nosso trabalho começa a ser mais conhecido ainda”, comemorou Liah.
Igualmente agradecida pela oportunidade estava a artesã Regina Negreiros, que participou da feira de Economia Criativa. “Essas oportunidades que o governo dá para a gente são sempre uma alegria. É uma oportunidade de renda para a gente, que trabalha só com o artesanato”, declarou.
Cadastro Estadual da Cultura
Mais uma vez o atendimento para a inscrição no Cadastro Estadual da Cultura recebeu artistas e fazedores de cultura que tinham dúvidas sobre o Cadastro, permitindo que eles se registrassem para participar de várias ações promovidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como os editais de fomento à cultura, por exemplo.
Se inscrever no Cadastro Estadual da Cultura é fundamental para concorrer em editais, como os da Política Nacional Aldir Blanc, cujos editais estão com inscrições de projetos abertas até o dia 8 de dezembro. Os artistas e produtores culturais que já estão inscritos no cadastro também precisam realizar a atualização para participar.
Entretenimento, formação e cultura
O secretário Candido Jeremias ressaltou a diversidade de ações levadas a esta edição do Governo Presente. “Estamos trazendo diversas atividades de entretenimento e cultura para a população aqui do Educandos. E é importante dizer que estaremos com a feira de economia criativa, entretenimento para crianças com atividades lúdicas e também realizamos aqui, durante a semana, uma oficina de capacitação”, pontuou. “Então, é o Governo Presente e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também presente em mais uma ação do Governo do Estado do Amazonas.”, declarou o secretário.
FOTOS: David Martins / Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Euzivaldo Queiroz / Seduc