CULTURADOAM

Pesquisar

Inscrições abertas para credenciamento de pessoas com deficiência no Festival Folclórico de Parintins

FOTO: Michael Dantas (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, está com inscrições abertas para o credenciamento de pessoas com deficiência (PcDs) no 55º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho. A ação iniciou nesta segunda-feira (30/5), no município (distante 369 quilômetros de Manaus), no Bumbódromo.

De acordo com o secretário Marcos Apolo Muniz, titular da pasta, a ação é muito importante para promover o acesso de pessoas com deficiência ao festival, com o intuito de garantir um espaço acessível durante as festividades.

“O Festival Folclórico de Parintins é um marco para o nosso estado e a maior manifestação cultural do norte do País, e por determinação do governador Wilson Lima, o nosso principal objetivo é garantir que todos consigam aproveitar esse momento, porque o festival vai muito além da festa”, comenta o secretário.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que faz o credenciamento na capital e nos demais municípios amazonenses.

Credenciamento – As inscrições para os residentes de Parintins podem ser feitas até quarta-feira (1º/6), de maneira presencial no Bumbódromo, de 8h às 11h e 14h às 17h.

Para realizar o cadastro, o solicitante deve apresentar os seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, Carteira de Identificação de Pessoa com Deficiência (CiPcD), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), ou laudo médico.

As vagas são preenchidas por ordem de solicitação e validação dos dados, até o esgotamento das vagas de cada dia de evento. Cada pessoa deve indicar a noite que deseja assistir, pois a credencial valerá apenas para uma das noites do Festival.

Acessibilidade – Ao todo, o Governo do Amazonas vai disponibilizar espaço acessível no Bumbódromo com 60 lugares destinados a 30 PcDs, cada um com direito a um acompanhante, sendo 15 vagas para residentes de Parintins e 15 para residentes dos demais municípios do Amazonas.

Você pode gostar