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Inscrições abertas para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Foto: Michael Dantas

Manuella Barros
Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Estão abertas as inscrições on-line para a criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas. As propostas podem ser apresentadas até o dia 31 de maio, no site agenciacultural.org.br. O concurso, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), faz parte da programação de aniversário do patrimônio histórico, celebrado em 31 de dezembro.

Segundo o titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, em 2021, uma série de atividades sobre o equipamento cultural vai ser executada durante o ano para reforçar o sentimento de pertencimento dos amazonenses em relação ao Teatro Amazonas e ampliar a participação da sociedade civil. Ele destaca que a identidade visual contemplada vai receber o prêmio de R$ 5 mil e deve apresentar valores que se traduzam em uma interpretação gráfica ou visualização estilizada e singular do espaço.

“É preciso retratar a relevância do Teatro Amazonas como patrimônio histórico, a importância para o desenvolvimento, promoção e difusão das atividades artísticas e culturais no estado do Amazonas e na cidade de Manaus”, afirma o secretário. “A marca escolhida vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos de atividade e um item de souvenir da data comemorativa da casa que é de todos nós”.

Concurso – A proposta é voltada para pessoas naturais do Amazonas, e cada proponente deve apresentar apenas uma identidade visual. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e/ou estudantes de artes, designer e publicidade. 

A identidade visual deve ser encaminhada em formato PDF, com itens como capa (proposta de identidade visual comemorativa dos 125 do Teatro Amazonas e nome do proponente); objetivo (o que o proponente busca com esta apresentação); referências (quais outros projetos o proponente usou para se inspirar); painel semântico (moodboard com elementos visuais nortearam o desenvolvimento da proposta); paleta de cores (quais as cores escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados, mostrando as versões RGB, com código hexadecimal, e CMYK); formas (quais as formas escolhidas para a identidade visual e seus motivos e significados); fonte (qual fonte foi utilizada no projeto e por quê); assinaturas (vertical, horizontal e outras, se houver); versões de cores (colorida, monocromática com escala de cinza, negativa e positiva, para todas as assinaturas apresentadas anteriormente); textura/pattern/padrão, aplicações (mockups de como a identidade visual desenvolvida pode ser aplicada nas redes sociais, banner, papel timbrado e souvenir). O tamanho da apresentação não pode ultrapassar 15MB.

Cronograma – As propostas vão ser aceitas até 31 de maio. A primeira fase, de análise documental, está prevista para o período de 1º a 3 de junho, enquanto a segunda etapa, de análise das propostas da identidade visual, deve acontecer entre os dias 4 e 8 de junho.

O manual de identidade visual deve ser apresentado pelo proponente em até 30 dias após o resultado final, previsto para 15 de junho. 

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