CULTURADOAM

Pesquisar

Inscrições abertas para workshop virtual com Denise Fraga

Com vagas limitadas, atividade gratuita integra a programação do Festival Breves Cenas de Teatro – Podcast

Foto: Willy Biondani

*Com informações da assessoria

Nesta terça-feira (02/03), iniciam as inscrições para o “VOZES – criação e narrativas”, com a atriz Denise Fraga. O workshop virtual integra a programação formativa do Festival Breves Cenas de Teatro – Podcast e é totalmente gratuito. As vagas são limitadas e encerram no dia 4 de março.

Realizado pela H Produções, o evento foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura. O Festival Breves Cenas de Teatro – Podcast será realizado de 25 a 28 de março.

Em sua décima edição, o Breves Cenas de Teatro inova e, pela primeira vez, será realizado no formato podcast, com cenas curtas em áudio. Para isso, os 13 projetos cênicos selecionados estão passando por uma orientação profissional com foco na experimentação sonora (residência artística). Por isso, o workshop virtual seguirá a mesma temática. “Assim como ocorreu em todas as edições anteriores, toda a programação do ‘Breves’ é gratuita também nessa edição de 10 anos”, ressalta o diretor geral, Dyego M.

Com duração de três horas, “VOZES – criação e narrativas” será um encontro entre a atriz Denise Fraga e os artistas participantes do Festival Breves Cenas de Teatro – Podcast, bem como estudantes de artes e artistas da cena. Somente os inscritos previamente terão acesso à sala online e privada do workshop. O encontro será um espaço de trocas artísticas entre a artista e o público sobre construção de narrativas a partir de múltiplas vozes. A atriz pauta boa parte de sua atuação e de sua construção como artista na escuta das vozes do seu tempo-espaço e na tradução desta na construção de narrativas, em que a ficção e o documento se reinventam como uma nova obra. “Através do workshop, podemos pensar na relação entre vozes e a voz, tão essencial ao trabalho do ator, como ferramenta de criação e potencialização da dramaturgia e da palavra”, ressalta Dyego M.

Como forma de aproximar o trabalho desenvolvido por Denise Fraga e o Festival, esse encontro será dividido em dois momentos, sendo o primeiro dedicado à sua fala sobre o seu processo de trabalho e sua ligação com a palavra / voz / texto / narrativa. Já no segundo momento, cada um dos grupos/artistas envolvidos nas 13 cenas selecionadas para essa edição do festival poderão formular uma questão para debate com a atriz. Ainda havendo tempo, serão abertas perguntas para o público geral.

Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos; comprovar alguma experiência ou formação nas artes da cena; ser estudante de teatro, artista da cena ou artista participante do Breves Cenas. As inscrições gratuitas serão realizadas pelo site oficial do festival, em www.brevescenas.com.br, no período de 2 a 4 de março e encerram às 18h do dia 4 (horário de Brasília). O workshop virtual será realizado no dia 7 de março, das 19h às 21h (horário de Brasília).

Único festival de cenas curtas da região Norte com projeção nacional, o Breves Cenas de Teatro chega à décima edição em formato 100% digital, em respeito às recomendações das autoridades de saúde por conta da pandemia da Covid-19.

Perfil

Atriz, autora de dois livros e produtora de teatro e cinema, Denise Fraga atualmente é colunista da Revista Crescer, produz o canal no Youtube “Horas em Casa”, está em cartaz com o espetáculo teatral “Eu de Você” e iniciou as gravações da novela “Um Lugar ao Sol”, que irá ao ar na TV Globo.

Na televisão, desenvolveu diversos programas para o Fantástico na TV Globo, entre eles o quadro “Retrato Falado”, no ar por oito anos, além de atuar em novelas, humorísticos e minisséries. Seus últimos trabalhos nesta linguagem foram os seriados “Boca a Boca” para Netflix, “3 Teresas” para GNT e “A Mulher do Prefeito” pela TV Globo. Entre os espetáculos teatrais em que atuou, destacam-se “Eu de Você”, “Galileu Galilei”, “Chorinho”, “Sem Pensar”, “A Alma Boa de Setsuan”, “A Quarta Estação” e “Trair e Coçar é só Começar”. No cinema, atuou em mais de 12 longa-metragens, entre eles “Por trás do Pano” e “De Onde Eu Te Vejo”, sob direção de Luiz Villaça, “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodansky, “Hoje”, de Tata Amaral, e “Fala Comigo”, de Felipe Sholl.

Em todas as linguagens, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, como Grande Prêmio Brasil, Festival de Cinema de Gramado, Prêmio APCA, Festival Internacional de Cinema Latino Americano de Havana e o Kandango no Festival de Cinema de Brasília.

Você pode gostar