CULTURADOAM

Pesquisar

Karen Francis reinterpreta EP “Acontecer” em registro audiovisual ao vivo

Karen Francis
Foto: Alonso Júnior

Três anos depois do lançamento do EP “Acontecer”, a cantora amazonense Karen Francis reapresenta o seu material de estreia com uma nova roupagem na produção audiovisual “Acontecer – Ao Vivo”, que será lançada no canal da artista no Youtube (is.gd/canalKarenFrancis) nesta sexta-feira, 9/7, às 11h. 

O projeto “Acontecer – Ao Vivo” foi contemplado pelo edital emergencial Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura .

O áudio do show também estará disponível nas plataformas de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music) no mesmo dia.

Assista: bit.ly/AcontecerAoVivo
Faça pré-save do EP nas plataformas: found.ee/karenfrancis_acontecer

Com uma câmera intimista e um cenário de folhas caídas que representam a renovação e o encerramento de um ciclo, “Acontecer – Ao Vivo” reúne as cinco faixas da obra original, sobre dramas amorosos, liberdade e desejos, desta vez com novos arranjos e uma atmosfera mais guiada pelo ritmo do R&B.

“Eu lancei o EP ‘Acontecer’ em 2018, sem muita pretensão e sem imaginar onde ele poderia me levar. De lá pra cá, eu nunca tinha feito um material audiovisual do mesmo, então a vontade de fazer algo como o ‘Acontecer – Ao Vivo’ já existia”, conta Karen. “Como atualmente estou trabalhando na produção do meu próximo álbum, achei justo encerrar o ciclo dessa obra com esse show lindo que fizemos e me despedir de um período tão nostálgico e importante pra mim e pra quem me acompanha”.

EP Acontecer

A apresentação ao vivo foi gravada no estúdio Sonora Music, em maio de 2021, e conta com direção geral da própria Karen e direção audiovisual e de arte de Anna Suav. Por conta da pandemia de Covid-19, o show não teve público, e parte da fase de ensaios teve que ser feita de maneira remota.

“Tivemos quatro ensaios, mas nos dois primeiros eu estava viajando e acompanhei por videochamada a banda, que estava no estúdio usando de referência os áudios sincronizados da minha voz. Nos dois últimos, eu já estava presente, alinhando tudo e sentindo a energia de perto”, relata a cantora.

“Pra tudo isso acontecer, eu, a Elisa Maia (que fez a direção musical) e o Neil Armstrong Jr. (que pensou no desenvolvimento dos arranjos) deixamos tudo alinhado antes da minha viagem, o que envolvia arranjos bem explicados e a minha voz pré-gravada no tom e no tempo de cada música”.

Repertório de cara nova – Debut musical da cantora, “Acontecer” foi gravado em Blumenau (SC) e lançado quando Karen tinha 18 anos de idade. O EP contou com a assinatura do produtor catarinense Marlon Heimann. A ideia de retomar e atualizar as canções surgiu como uma maneira de mostrar ao público uma face mais madura de Karen Francis e a evolução da sua música.

“O mundo gira e as sonoridades vão se atualizando. Eu acho importante entregar uma versão nova de mim enquanto artista para o público que acompanha o meu trabalho”, destaca a cantora. “Hoje, consigo transmitir com mais clareza as minhas intenções no contexto musical tanto da cidade, quanto do país – o que ainda está em projeção – e apresentar sonoridades que são frutos de estudos e imersões”.

Para a construção desses novos arranjos, Karen contou com a direção musical da cantora e produtora Elisa Maia, além da banda formada por Neil Armstrong Jr. (guitarra), Ediel Castro (baixo) e Andrio Dias (bateria). As inspirações musicais do projeto vieram de nomes do R&B contemporâneo, como H.E.R., Ella Mai, Jorja Smith e SZA.

“Acredito que o tempo que passei vivenciando o ‘Acontecer’ direta ou indiretamente, cantando ou recebendo as mensagens de quem ouviu e ouve, foi importantíssimo e me situou em um lugar especial. Agora é o momento de entrar em um novo barco, as águas são outras. É assim que enxergo o fim desse ciclo, ‘a gente dispersa pra poder florescer’!”, ressalta Karen. A artista se prepara para apresentar seu primeiro álbum, mesclando R&B, afrobeat e rap, com lançamento previsto ainda para 2021.

Karen Francis – Karen Francis é cantora, compositora e instrumentista, e uma representante distinta do R&B contemporâneo produzido no Norte do país. A voz potente, a lírica sensível e a musicalidade que une raízes da música negra, sonoridades africanas e influências de rap, gospel e afrobeat marcam as melodias da artista, natural de Maués, no interior do Amazonas.

A paixão pela música a acompanha desde a infância, e a motivou a aprender a tocar violão, cantar e, mais tarde, ingressar na Licenciatura em Música na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desde então, Karen Francis tem transformado em canções suas vivências e discussões sobre relacionamentos, sexualidade, desejos, ancestralidade e negritude.

No repertório, a artista já conta com o EP “Acontecer” (2018) e participações nos trabalhos do rapper Ian Lecter e do grupo Saravá, além de passar pelos palcos de shows e festivais como Sofar Sounds, Até o Tucupi, Somas, Virada Sustentável, Passo a Paço, entre outros.

Siga Karen nas redes sociais: @karenfrancismusic – Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

Ficha Técnica do projeto:
Direção geral: Karen Francis 
Direção audiovisual e direção de arte: Anna Suav 
Produção: Michelle Andrews
Filmagem e edição: Bárbara Umbra
Fotografia still e making of: Alonso Júnior 
Iluminação: Anna Suav, Paulo Augusto Mendes e Carlos Leão
Direção musical: Elisa Maia
Guitarra: Neil Armstrong Jr.
Baixo: Ediel Castro
Bateria: Andrio Dias 
Captação de áudio: Davi Ricardo
Assistência de captação de áudio: Alfredo Lira
Staff Sonora Music: Lino de Paulo 
Mixagem e masterização: Beto Montrezol 
Beleza: Thallyssa Agard/Ely Reis Salon 
Styling: Marcelo Migs/Que nem a tua cara

Você pode gostar