Evento gratuito celebra Dia Nacional do Reggae com shows e distribuição de livros

O Largo de São Sebastião será, neste domingo (11/05), a partir das 18h, palco de um grande tributo ao cantor jamaicano Bob Marley, em comemoração ao Dia Nacional do Reggae. Com entrada gratuita, o evento reunirá artistas locais e convidados especiais para uma noite dedicada à valorização do ritmo que é símbolo de resistência, paz e igualdade.
A programação contará com shows de Cileno e da Banda Johnny Jack Mesclado, além de participações de artistas como Tiago Flores, João Feijão da banda Vibe Positiva, Jota e João da banda Nossas Raízes. Além das músicas imortalizadas por Bob Marley, o público também poderá prestigiar composições autorais das bandas envolvidas, mantendo viva a cena reggae amazonense.
Idealizador do projeto, o cantor Cileno Conceição realiza o tributo desde os anos 90 e destaca a importância da iniciativa. “Comecei esse tributo depois de viajar por vários estados e ver como se homenageia a memória do Bob Marley em todo o país. Desde então, tenho feito esse evento anualmente em Manaus, sempre no dia de sua morte, para manter viva a mensagem de justiça social que ele defendia”, explica.

Este ano, o projeto ganha reforço com a parceria entre Cileno e a banda Johnny Jack Mesclado. Frederico Paulus, integrante da banda, celebrou a união. “Conversamos no início do ano e decidimos fazer juntos. Para a gente, como artista, é gratificante estar envolvido em um projeto como esse, ainda mais num local tão simbólico como o Largo de São Sebastião”, destacou.
Além da programação musical, o evento também contará com a distribuição do livro “Manaus-Babilônia e o Reggae da Periferia Zion”, do escritor Simão Pessoa, que aborda a presença do reggae na capital amazonense e sua relação com as causas sociais.
“Estamos nos empenhando de todas as formas para que este seja um dos maiores eventos de reggae já realizados no Amazonas. O reggae é uma música de periferia, e o Bob Marley sempre levantou a bandeira da luta contra as desigualdades. Como seus órfãos musicais, continuamos levando adiante esse legado”, reforça Cileno.
O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade cultural e o fortalecimento de manifestações musicais que representam a identidade do povo amazonense.