CULTURADOAM

Pesquisar

Liceu Claudio Santoro lança projeto “Elos Artísticos” para artistas amazonenses

O Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro inicia, a partir desta segunda-feira (25/05), o projeto “Elos Artísticos” com o objetivo de proporcionar a troca de experiências e o diálogo cultural com artistas profissionais, independentes ou integrantes de grupos culturais das Arte Visuais, Dança, Música e Teatro, residentes em municípios do interior do Amazonas.

Administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Liceu Claudio Santoro está presente em cinco unidades na capital amazonense, além de Parintins e Envira, que têm uma unidade cada. Os encontros serão coordenados pela equipe técnica do Liceu, no aplicativo WhatsApp.

“No Liceu, sempre incentivamos a capacitação e o desenvolvimento técnico-artístico da população amazonense. Como neste momento nos encontramos nesta situação de isolamento social por conta da pandemia, pensamos em algo que pudesse oferecer vivências e possibilidades a artistas amazonenses de uma forma acessível. Estes encontros também servirão para formar laços com estes artistas, que entrarão em nossos bancos de dados e poderão nos ajudar em alguma ação formativa no futuro”, explica Davi Nunes, diretor técnico e artístico do Liceu.

Andressa Silva, diretora da unidade do Liceu Claudio Santoro em Parintins, explicou que a ideia surgiu em parceria com as demais unidades como uma forma de dar continuidade ao trabalho de capacitação e formação durante a pandemia do novo coronavírus.

“Já era uma orientação do secretário Marcos Apolo Muniz para que fizéssemos este cronograma de cursos de capacitação, porém, com a pandemia, tivemos que encontrar outras formas de fazer. Como já temos contatos e grupos de WhastApp, onde estamos administrando nossas aulas e atividades, também decidimos usar a plataforma para oferecer este projeto e darmos continuidade a estas ações com a base de contatos que já temos”, ressalta. 

Davi Nunes explica que, neste primeiro momento, o Liceu trabalha com a base de artistas que já estavam em seu banco de dados. Os participantes são dos municípios de Barreirinha, Itacoatiara, Maués, Nhamundá, Parintins, Presidente Figueiredo, entre outros. “Esta é a fase piloto do projeto, então, vamos analisar como será o desenvolvimento das atividades para que, em breve, possamos abrir o projeto para inscrições”, declara o diretor técnico e artístico do Liceu. 

Confira o cronograma:

ARTES VISUAIS 

1. Pintura em Aquarela e suas possibilidades criativas com Francisco D´Almeida e Juliana Mascarin 

Período: 15 a 26/06/2020 

2. Processo Criativo em Artes Visuais com Francisco D´Almeida e Juliana Mascarin  

Período: 29/06 a 08/07/2020 

DANÇA 

1. Dicas de Alongamento com Elisandra Magalhães  

Período: 25/05 a 01/06/2020 

2. Iniciação à Dança Jazz com Kelson Nunes 

Período: 01/06 a 08/06/2020 

3.Consciência Corporal com Layane Conde 

Período: 08/06 a 15/06/2020 

MÚSICA 

1. Técnicas Iniciais para o Estudo do Violão com Benjamin Prestes  

Período: 25/05 a 29/05/2020 

2. Teoria Musical Básica com Ênio Prieto 

Período: 01/06 a 05/06/2020 

TEATRO 

1. Técnica Vocal com Daniel Ferrat  

Período: 12/06 a 20/06/2020 

2. Processos Criativos com Maik Motta 

Período: 03/07 a 11/07/2020 

Você pode gostar