CULTURADOAM

Pesquisar

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro leva espetáculos natalinos a escolas do Amazonas

Espetáculo “Uma Carta de Natal”. Fotos: Michael Dantas

O Governo do Amazonas está levando para os Centros Educacionais de Tempo Integral (Cetis) de Manaus, Iranduba e Manacapuru espetáculos de dança, música e teatro. As apresentações são fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Desporto e a de Cultura e Economia Criativa, que visa aproximar os estudantes das artes e dar visibilidade aos corpos artísticos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. O Ceti Áurea Braga foi o primeiro a sediar as apresentações, nesta segunda-feira (02/12).

Serão três espetáculos apresentados: “Uma Carta de Natal”, “Tonho e Paco no caminho no menino Jesus” e “Natal Urbano”. Ao todo, 172 artistas se apresentam nos Cetis Áurea Pinheiro Braga, Gilberto Mestrinho, Maria Izabel Desterro, Engº Ségio Pessoa, João dos Santos Braga, Cinthia Regia, Senador Petrônio Portella e Prefeito Washington Luis. Dois dos Cetis são nos municípios de Iranduba e Manacapuru.

Cada escola receberá dois espetáculos por dia, sendo uma apresentação às 14h e outra às 15h. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos, segundo o diretor técnico-artístico, Davi Nunes. As apresentações contam com produção, cenário, sonorização e iluminação, para garantir que a experiência seja a mais próxima de um teatro.

Nunes diz ter ficado feliz com a iniciativa e a chance de levar cultura aos estudantes. “É a primeira vez que vamos fazer um espetáculo no bairro Santa Etelvina, então, é um projeto com o qual vamos conseguir chegar a lugares muito almejados da nossa parte, e eu estou muito feliz. Meu objetivo é que isso se propague mais ainda, que isso cresça, porque nós, como agentes culturais, temos a oportunidade de chegar a um público que não consegue chegar ao Centro da cidade para ver os corpos artísticos e consumir cultura, e, claro, o objetivo social é imenso. Você permite que a criança veja um espetáculo e visualize uma oportunidade para ele” comenta.

As turmas do ensino fundamental foram as primeiras a assistir as apresentações. A estudante Jamilly Souza, de 12 anos, do 6° ano, aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que eu vejo aqui na escola. Eu acho muito interessante e que incentiva muito, porque as pessoas que estão lá, no palco, são como a gente e eu me espelho para não desistir e também estar lá um dia”, diz a adolescente, que procura desenvolver o canto.

Luiz Felipe Oliveira, 12, do 7° ano, fez aulas no Liceu Claudio Santoro e vê na arte uma forma de melhorar a vida das pessoas. “Acho que a arte traz felicidade para nossa vida. A música melhora o humor quando a pessoa está triste, faz pensar em outras coisas, a ficar melhor e é importante para a sociedade”, diz o jovem, que canta na igreja que frequência.

Programação

2/12: Uma Carta de Natal, às 14h e 15h – CETI Áurea Pinheiro Braga
3/12: Uma Carta de Natal, às 14h e 15h – CETI Gilberto Mestrinho
4/12: Tonho e Paco no caminho do menino Jesus, às 14h e 15h – EETI Maria Izabel  F.X. Desterro e Silva, em Iranduba
5/12: Uma Carta de Natal, às 14h e 15h – CETI Engº Sergio Alfredo Pessoa Figueiredo
6/12: Tonho e Paco no caminho do menino Jesus, às 14h e 15h – CETI João dos Santos Braga
9/12: Natal Urbano, às 14h 15h – CETI Profª Cinthia Regia Gomes do Livramento
11/12: Natal Urbano, às 14h e 15h – CETI Profª Cinthia Regia Gomes do Livramento
13/12: Natal Urbano, às 14h e 15h – CETI Washington Luiz Régis da Silva, em Manacapuru

Você pode gostar