CULTURADOAM

Pesquisar

Live de Carnaval: artistas amazonenses festejam retorno à avenida, após dois anos

Sambódromo recebeu, na quinta-feira (17/03), os desfiles do Grupo de Acesso B

Nem mesmo a chuva conteve os artistas e foliões de Manaus, que compareceram, na noite de quinta-feira (17/03), à primeira noite do carnaval amazonense, com as apresentações das escolas de samba do Grupo de Acesso B. A Live do Carnaval 2022 ocorreu no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na zona centro-oeste, e foi transmitida pelas redes sociais do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e TV Encontro das Águas (YouTube e Facebook).

Ao todo, cinco agremiações se apresentaram no evento. São elas: Meninos Levados, Império do Mauá, Legião de Bambas, Ipixuna e Unidos da Coophasa. A folia iniciou por volta das 21h30 de quinta-feira e seguiu até a madrugada de sexta-feira (18/03).

O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, falou sobre a alegria dos artistas de retornarem à avenida, mesmo que no formato de live, após dois anos.

“É uma alegria muito grande para os profissionais da cultura, artistas e técnicos estarem trabalhando nesse momento. A geração de emprego e renda é muito importante também, e a nossa cultura, que teve grande impacto durante a pandemia, teve que paralisar. Esse momento é de muita alegria para todos nós, Governo do Estado, Secretaria de Cultura e artistas de modo geral”, destacou Cândido.

Com a flexibilização dos protocolos da Covid-19, até 3 mil foliões também puderam acompanhar as apresentações presencialmente, com entrada gratuita.

Ritmista da Meninos Levados, Eduardo Sampaio, de 18 anos, não escondeu a emoção em participar do evento. Durante a pandemia, ele perdeu a avó e a tia para o coronavírus.

“A sensação de estar de volta à avenida é ótima, foram dois anos difíceis para muitas pessoas. Uma live como essa nos proporcionou uma esperança para que, em 2023, tudo possa voltar ao normal e que todos nós possamos comemorar de forma livre e, é claro, com segurança”, reforçou Eduardo.

A escola Meninos Levados apresentou uma reedição do samba-enredo de 2015, uma homenagem a Seu Ribamar, um dos fundadores da agremiação.

Saudade – Com um samba-enredo que fala sobre o amor, a Império do Mauá teve com destaque a sua musa, Tamires Carvalho, 31. Assim como Eduardo, ela também teve uma perda importante durante a Covid-19: a do pai.

“Não é fácil perder uma pessoa para a Covid. Meu pai me acompanhava no Carnaval, eu sinto falta, mas vim com muito amor, sei que ele estaria aqui me aplaudindo”, disse a musa, emocionada.

Para 2023, Tamires prometeu uma folia do jeito que o amazonense, com muita festa. “Esse só foi o começo, e ano que vem a gente vai dar um show. A gente gosta disso, gosta de festa e de fazer um show maravilhoso, e ano que vem vai ser muito bom”, adiantou.

Mais folia – Nesta sexta-feira, as nove agremiações do Grupo de Acesso A realizam a live show, a partir das 20h, no Sambódromo. Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerra as transmissões ao vivo, no sábado (19/03), também às 20h, no mesmo local.

A transmissão das apresentações do Grupo de Acesso A ficará a cargo da TV Encontro das Águas. Já no sábado, a TV A Crítica será a responsável pela transmissão do Grupo Especial.

Ambas as transmissões contarão com audiodescrição e libras na TV e nas redes sociais do Governo do Amazonas e da Cultura (Facebook e YouTube).

Você pode gostar