CULTURADOAM

Pesquisar

Maestro convidado rege Amazonas Filarmônica em concerto no Teatro Amazonas

Teatro Amazonas
Foto: Michael Dantas/ SEC

A Amazonas Filarmônica recebe o maestro Helder Trefzger para um concerto com obras de Rimsky-Korsakov, Sibelius e Tchaikovsky, nesta quinta-feira (29/08), no Teatro Amazonas, às 20h. O concerto, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), tem entrada gratuita e classificação livre.

Atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, Trefzger vem pela terceira vez a Manaus, já tendo comandado a Orquestra de Câmara do Amazonas e Amazonas Filarmônica em outras oportunidades. Sobre o repertório, o maestro convidado explica que as obras escolhidas são especiais.

“O repertório traz duas jóias da música russa e um dos grandes concertos para violino. Abriremos o concerto com a obra ‘A Grande Páscoa’, de Nikolai Rimsky-Korsakov, baseada em uma coleção de cânticos ortodoxos do século 18”, destaca.

Ainda sobre Rimsky-Korsakov, Trefzger explica que o primeiro tema da obra é muito solene, baseado em uma música que era cantada em uníssono na Idade Média. “Para o contexto dessa obra, o compositor se inspirou em duas passagens bíblicas: o Salmo 68 e uma passagem do Evangelho de São Marcos”, detalha o maestro.

Já sobre o “Concerto para violino em ré menor”, do compositor finlandês Jean Sibelius, o maestro define como um marco na história do instrumento. “É um marco para o violino, tendo firmado-se como um dos pilares desse tipo de repertório. O destaque fica para as longas e inspiradas melodias do violino solista”, pontua Trefzger.

O programa termina com a “Sinfonia nº 5 em mi menor”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, uma obra de grandes dimensões, segundo Trefzger. “É uma obra que contrasta belas melodias com um tema de caráter mais trágico, que perpassa toda a obra, retornando em todos os movimentos, contribuindo também para a unidade da peça”, diz o maestro. “O público pode esperar uma apresentação empolgante, com grandes obras, orquestra afinada e, sobretudo, muita emoção! Espero que a plateia sinta a beleza da música e venha se emocionar conosco”.

Helder Trefzger – Trefzger é atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. É mestre e bacharel em Música e estudou nas universidades federais do Rio de Janeiro e Minas Gerais (UFRJ e UFMG), além da Universidade de Brasília (UnB). Teve aulas complementares com professores do Conservatório de Moscou, da Manhattan School of Music, e da Arts Academy – Istituzione Sinfonica di Roma. Como principais professores, Trefzger estudou com o maestro e compositor Cláudio Santoro, além dos maestros David Machado e Roberto Duarte.

Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, além de orquestras de países como Itália, Portugal, Polônia, Montenegro, México, Chile, Bolívia, Paraguai e Bulgária. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil.

Serviço: “Helder Trefzger e Amazonas Filarmônica” 
Data/Hora: 29 de agosto, quinta-feira, 20h
Local: Teatro Amazonas
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Você pode gostar