CULTURADOAM

Pesquisar

Mais de 1,3 mil artistas se apresentaram no Circuito +Cultura 2022

Na agenda da última semana do projeto, que se encerra nesta quinta-feira (27/10), tem música, teatro, espetáculo circense e muito mais

FOTOS: Roumen Koynov e divulgação

Responsável por movimentar a cena artística na capital amazonense, o Circuito +Cultura encerra a temporada de três meses de apresentações nesta quinta-feira (27/10). Ao longo da programação, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, aproximadamente 1.380 artistas se apresentaram para o público e ocuparam diversos espaços culturais do Governo do Amazonas. E na agenda da última semana do projeto tem música, teatro, espetáculo circense e muito mais.

Conforme o secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Candido Jeremias, o Circuito +Cultura valorizou e investiu no talento dos artistas locais. Desde sua estreia, em agosto, foram realizadas 65 mostras de teatro, com 325 artistas beneficiados. Além disso, 300 músicos também foram favorecidos com a iniciativa. 

“As apresentações musicais e teatrais, que envolvem diversas atmosferas culturais, são necessárias para que a população tenha o hábito de valorizar o setor de cultura, além de trazer uma visibilidade maior aos nossos artistas e aos nossos espaços culturais, que foram amplamente utilizados no projeto”, enfatiza. 

Incentivo cultural

O diretor do Coletivo de Histórias, Ítalo Almeida, conta que a iniciativa recupera o valor das atividades culturais. A companhia se apresentou com o espetáculo de teatro “Carruagem de Histórias”, no dia 20 de outubro. 

“Eu vejo como uma forma muito importante de recuperar as manifestações culturais, além de marcar presença no circuito cultural da cidade”, relata Ítalo. “Acho muito interessante como o Circuito +Cultura faz essa mistura de formatos e apresentações dentro desses espaços, é uma ótima iniciativa!”, conclui.

O diretor Arlissom Cruz, da Companhia Espatódea Trupe, participou do Circuito com a peça “O Homem que Marcha”, do escritor Benjamin Lima. Segundo Cruz, o projeto foi essencial para auxiliar os grupos de teatro a produzirem seus espetáculos. 

“Nós ficamos muito felizes em levar esse espetáculo importante para o Amazonas, trazendo um resgate histórico muito forte e homenageando esse escritor, por meio desse projeto que auxilia os grupos teatrais e fomenta a cultura e a economia no nosso estado”, afirma Arlissom. 

Confira a programação

25 de outubro, terça-feira 

19h – Espetáculo de dança “Iberê-Rio Rasteiro”

Teatro Gebes Medeiros 

Entrada gratuita, por ordem de chegada. Classificação 16 anos. 

26 de outubro, quarta-feira 

19h – Espetáculo de Teatro “Para a Infância” 

Teatro Gebes Medeiros 

Entrada gratuita e por ordem de chegada

27 de outubro, quinta-feira 

18h – Espetáculo de circo “Cantigas de Roda em Ritmo Brasil” 

Largo de São Sebastião 

Entrada gratuita 

19h – Show musical com a cantora Anne Queiroz 

Largo de São Sebastião 

Entrada gratuita 

19h – Espetáculo de Teatro “Às Margens de seus afluentes Águas

Negras”

Teatro Gebes Medeiros 

Entrada gratuita e por ordem de chegada

Você pode gostar