CULTURADOAM

Pesquisar

‘Manaus Masterclass’ apresenta tutoriais sobre danças urbanas

Manuella Barros
Da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Locking, popping, house, hip-hop e breaking vão dar movimento à primeira edição do “Manaus Masterclass”, projeto que oferece tutoriais sobre danças urbanas. As aulas on-line e gratuitas serão exibidas entre os dias 1º e 10 de fevereiro, por meio do Facebook e Instagram (@manausmasterclass).

A iniciativa foi contemplada no edital Prêmio Feliciano Lana, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. 

Segundo o idealizador do projeto, o coreógrafo Jone Batista, a proposta surgiu da necessidade de divulgar diferentes métodos de ensino voltados para danças urbanas, assim como ampliar a visibilidade de profissionais amazonenses que atuam no segmento. 

“Não encontrava material em formato de workshop com profissionais do Amazonas, somente vídeos de coreografias e espetáculos, mas não tinha professor dando aula. Então, investimos em uma produção de qualidade para alcançar pessoas além do nosso Estado. Para que os alunos consigam fazer em casa e não fiquem sem aula, independente de quarentena. Qualquer pessoa pode participar”, comenta o organizador.

O “Manaus Masterclass” trará dez profissionais, entre eles: Fernando Jacquiminut, com house dance; Leticia Rodrigues e Denis Carvalho, o Lock Fish, com locking; Fernando Castelo Branco, Marcelo Steel e Jone Batista, com hip-hop dance; e Keven Maia, o Popping Jaguar, e Felipe Jacquiminut, com popping, além dos b-boys Mayking e Manguinha, com breaking. Jone destaca que, durante o período de gravação do material, a equipe envolvida na produção cumpriu todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

“Apresentamos conteúdo de qualidade, on-line, agregamos valor ao nosso portfólio como profissional de dança e ainda geramos trabalho para outros artistas. Ganhar o Prêmio Feliciano Lana foi uma honra e uma forma de reconhecimento do meu trabalho e dos profissionais de danças urbanas no Amazonas, uma forma de continuar a atividade e suprir as necessidades das nossas famílias”, afirma o coreógrafo.

Perfil – Jone Batista é pesquisador, dançarino e coreógrafo de danças urbanas e instrutor do programa de dança Braza.

No currículo, o amazonense traz passagens pela Escola de Dança Dance Hall, coordenado por Jeanne Abreu; e Studio de Dança Patrícia Marques, onde comandou aulas para turmas do infantil, juvenil, adulto e avançado. Ele representou o estado no Campeonato Internacional de Hip-Hop, em Curitiba; foi bailarino do grupo de danças urbanas Ed Hip-Hop; um dos criadores do Grupo Creative Zone e Banca Crew, específico de batalhas de hip-hop dance, pesquisas de técnicas, teorias e científicas; e participou do Grupo Flowdoctorz, outro grupo para eventos de batalhas de hip-hop em Manaus.

Como competidor, Jone Batista se destacou e foi vencedor de vários eventos de batalhas de danças urbanas, como Batalha da Hora, Battle for Jesus, MHD, H2 intensive e Tribo vs Tribo.

Ele já comandou workshops em Parintins e Santarém e foi coreógrafo da cantora Jôci Carvalho, na gravação do primeiro DVD da artista.

Você pode gostar