Manaus sediará primeiro evento do programa (re)CONEXÕES na região Norte

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas e Ibram promovem debates sobre o Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promoverão em Manaus o primeiro evento do Programa (re)CONEXÕES na região Norte. O evento será realizado com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O (re)CONEXÕES, que visa à elaboração de relatórios de sistematização e análises de conteúdos referentes ao processo de construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, acontecerá no próximo dia 14 de junho, no Auditório do Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi S/N, das 8h30 às 18h. Profissionais de museus, coletivos, pontos de memória e grupos sociais poderão participar do evento presencialmente.

A programação terá início às 8h30 se estendendo até 12h30, com um plenário geral e, de 14h até 18h, serão formados quatro grupos para trabalhar cada um dos diferentes eixos temáticos.

Os grupos serão divididos em quatro ambientes diferentes, sendo eles: o auditório do palacete provincial, a antiga sala de Arqueologia (em frente ao auditório), Museu da Imagem e do Som, e o museu de Numismática Bernardo Ramos. Ao final das discussões e propostas, todos grupos devem se reunir novamente no auditório para uma apresentação única do que foi levantado e decidido.

Sobre o (re)CONEXÕES

Lançado em janeiro deste ano, o (re)CONEXÕES é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram em 2012. Nesta edição de 2024, essa atividade tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, um documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.

Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, o Programa (re)CONEXÕES é central para restabelecer os laços entre os entes federativos e, principalmente, para discutir coletivamente a revisão da PNSM. “É uma ação estruturante do Instituto, de fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e, especialmente, do setor museal, que se encontrará em novembro no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza”, afirma.

As inscrições serão realizadas pelo link https://forum.museus.gov.br/inscricao-individual/. Atenção: ao inserir os seus dados de cadastro, quando enviar a inscrição, você será direcionado para outra página, onde deverá escolher em qual região deseja participar do evento (re)CONEXÕES.

Os quatro diferentes eixos que serão debatidos têm, cada um, suas próprias diretrizes, que dizem respeito à temática abordada. São eles:

Eixo 1 – Democratização, participação social e institucionalização do campo museal

Focado em estruturar, fortalecer e institucionalizar o setor museal, alinhando-se ao Sistema Nacional de Cultura. Envolve a criação de instâncias democráticas e de participação social para construir e monitorar a política museal.

Eixo 2 – Identidade, patrimônio cultural musealizado, memória e educação

Visa valorizar, preservar e promover o patrimônio cultural musealizado e em musealização, respeitando a diversidade regional e social. Destaca a relação dos museus com a educação como função essencial.

Eixo 3 – Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política museal

Foca na valorização do patrimônio cultural com ênfase na diversidade, interculturalidade e acessibilidade. Busca alinhar a política museal com ações afirmativas e direitos humanos, promovendo a dignidade dos grupos historicamente marginalizados.

Eixo 4 – Fomento, sustentabilidade e economia dos museus

Define estratégias para garantir a sustentabilidade dos museus, apoiando projetos e reconhecendo sua importância na economia criativa. Promove a sustentabilidade em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

FOTOS: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450, Thiago Hermido (99219-8156), Omar Gusmão (99127-8080) e Alessandra Mourão (98214-1582).