CULTURADOAM

Pesquisar

Mania de Ler: Biblioteca Volante retorna com nova edição aos domingos no Centro de Manaus

A iniciativa que tem como objetivo o incentivo à leitura, destinado ao público infantil e infantojuvenil

A primeira edição do ano de 2023 do projeto “Mania de Ler – Biblioteca Volante Thiago de Mello e Anibal Beça” será neste domingo (15/01), na lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o veículo adaptado do Mania de Ler funcionará nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, das 16h às 19h. O acesso é gratuito.

A iniciativa tem como objetivo o incentivo à leitura, destinada ao público infantil e infantojuvenil. A van do Mania de Ler traz um acervo de 1.200 livros de diferentes temas da literatura regional e nacional. A última edição do Mania de Ler aconteceu durante a programação do “O Mundo Encantado do Natal”, em dezembro do ano passado, e recebeu mais de 16 mil pessoas no período de 25 dias.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, é extremamente importante incentivar o hábito literário para as crianças e adolescentes, e o fácil acesso ao acervo de obras variadas possibilita um alcance do público ainda maior.

“Realizar esse projeto é uma gratificação enorme, especialmente porque conseguimos incentivar o hábito da leitura e despertar a curiosidade nas crianças”, conta Apolo. “Com a van do Mania de Ler posicionada no Centro de Manaus, nesse espaço incrível e de fácil acesso, conseguimos ampliar o alcance da ação e formar novas plateias e grupos de leitura”, disse o secretário.

A gerente do projeto, Oiana Couto, destaca que o Mania de Ler, além do objetivo fim, dá visibilidade aos autores e suas obras e oferece ao público a oportunidade de participar de atividades lúdicas, como a contação de histórias.

“Nós tivemos uma boa aceitação por parte do público quando participamos das atividades do Natal, porque além de ser um incentivo à leitura, também se trata de uma atividade que une as famílias”, disse Oiana.

FOTOS: Grego Kellaris (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar