CULTURADOAM

Pesquisar

‘Marie La Guerre de Lazone’ estreia no Teatro Amazonas, na próxima segunda (13/9)

*Com informações da assessoria

Rodado em 2015, o longa-metragem amazonense “Marie La Guerre de Lazone”, da Branca Filmes, escrito e dirigido por Sérgio Cardoso, finalmente chega ao público na próxima segunda-feira (13/9), às 20h, com estreia nacional no Teatro Amazonas. O acesso é gratuito mediante agendamento no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19. A classificação indicativa é para 16 anos.

O elenco do filme conta com expressões  da arte amazonense como Michel Guerrero, Acácia Mié, Geraldo Langbeck, Wallace Abreu, Hely Pinto, Rosa Malagueta, Arnaldo Barreto, Adaílson Veiga, Fagner Coelho, Douglas Rodrigues e Sabrina Oliveira, que atuaram no sistema de guerrilha cinematográfica, nas ruas escuras de Manaus. Para rir e para refletir um filme em preto e branco, como evocação da arte do cinema em seus primórdios, o trabalho aposta na estética dos velhos tempos do cinema mudo.

O ator Michel Guerrero destaca a importância cultural do filme para o Amazonas. “A película é uma homenagem à estética de cinema mudo, sendo autoral, por um dos maiores dramaturgos nossos, o Sérgio Cardoso. Os artistas abriram mão de cachê, já que o filme foi feito com recursos próprios, por acreditar na trama e no trabalho de Sérgio. É um marco para as artes locais, reunindo as maiores expressões desta época, eternizados para as próximas gerações. Sendo assim, o filme já nasce cult”, afirmou o artista.

A história de “Marie La Guerre de Lazone” é baseada na peça homônima, escrita pelo também cineasta Sérgio Cardoso. Narrada em tom de tragicomédia, conta a trama do abandono de notícias e informações da cidade de Lazone, completamente distante do mundo real da segunda guerra mundial. Tudo decorre do factóide criado por Siegfried Von Ribbentropp da Silva, reforçando que a cidade vai ser invadida pelos alemães, ingleses, americanos e japoneses, no intuito de lutar a última batalha, movimentando a vida vazia e a expectativa de todos os habitantes.

Estas datas acontecem dois dias antes da rendição alemã e o fim da guerra européia. Nestes dias em que se passa a história, ocorre uma verdadeira mudança de vida dos personagens que interagem sob a perspectiva da invasão, da possibilidade da inserção de Lazone na história da segunda guerra mundial.

Você pode gostar