Memória e afeto guiam sarau literário com idosos na 5ª Semana do Livro e da Biblioteca

A atividade faz parte da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, que segue até o dia 25 de outubro

Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A emoção tomou conta do sarau literário com os idosos matriculados nas atividades do Centro de Convivência Magdalena Daou, realizado nesta quarta-feira (22/10). O encontro fez parte da programação especial da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O evento iniciou na terça-feira (21/10) e segue até o sábado (25/10), com atividades gratuitas em espaços culturais. A 5ª Semana do Livro e da Biblioteca é coordenada pelo Departamento de Gestão de Bibliotecas, em parceria com o Departamento de Literatura, o Ateliê de Restauro e a Central de Arte e Educação.

Intitulada “Memórias e Palavras”, a atividade foi inspirada no livro A Colcha de Retalhos, de Conceil Corrêa da Silva, e convidou os participantes das duas turmas de leitura do centro a refletirem sobre momentos marcantes de suas vidas, compondo, de forma simbólica, uma “colcha de memórias” por meio de relatos e vivências.

De acordo com a bibliotecária Érica Shaunna, a proposta do sarau foi trabalhar a memória afetiva dos idosos, promovendo um espaço de resgate das experiências de vida, tanto alegres quanto desafiadoras, e reconhecendo o valor de cada uma no processo de construção da identidade pessoal.

Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“A atividade tem esse caráter emocional, porque propõe um retorno ao passado, resgatando histórias, afetos e vivências. Além disso, destacamos a importância da leitura nesse processo, pois ela é um excelente recurso para fortalecer essas recordações e também para estimular o aspecto cognitivo dos participantes”, explicou Érica.

Cerca de 25 idosos participaram da atividade. Em meio a emoções, sorrisos e algumas lágrimas, compartilharam memórias afetivas envolvendo conquistas, como a casa própria, superação como o luto, o enfrentamento de doenças e momentos de união familiar.

A empreendedora Emília Mendes, 59 anos, foi uma das participantes que compartilhou com orgulho as conquistas dos filhos. Para ela, relembrar momentos marcantes da vida foi uma experiência edificante e de autoconhecimento:

“Seria ótimo se pudéssemos ter esse momento pelo menos uma vez por mês, ou até mesmo de forma trimestral. Isso facilita nossa participação e nos ajuda a conhecer melhor a história umas das outras. Essas trocas fazem bem para o nosso bem-estar”, afirmou.

A artesã Lúcia Brito, 59 anos, relatou como a arte teve um papel fundamental em sua vida após o diagnóstico de uma doença. Segundo ela, momentos como os proporcionados pelo sarau literário criam oportunidades para que as pessoas se conectem de maneira mais profunda:

“É maravilhoso porque a gente interage com as pessoas e passa a conhecer mais a fundo cada um. No dia a dia, a gente se encontra, dá bom dia, toma um café junto, almoça, mas depois cada um vai pra sua casa. Essas atividades, essas horinhas que temos aqui, eu aprendo muito!”, destacou.

Programação

Quinta-feira (23/10) –  Biblioteca Pública do Amazonas

Rua Barroso, 57 – Centro

Entre ler e aprender – atividades lúdicas no Espaço Criança.

9h – Contação de história “Dorotéia, a centopéia” (Equipe Biblioteca Emídio Vaz);

10h – Oficina de pintura e montagem em paper toys (Equipe Central de Arte e Educação);

14h – Palestra “Conservação Preventiva de Documentos”, ministrada pelo Ateliê de Restauro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Centro de Convivência Pedro Vignola

Rua Tupinambá, 119 – Cidade Nova

9h – Show de Palavras: contação de histórias com fantoches e recursos lúdicos;

10h – Oficina Meu Primeiro Livrinho: criação e ilustração de livros autorais pelas crianças.

Escola Municipal Dona Maria Silva da Costa

Comunidade Unidos do Km 26 – Município de Iranduba (Zona Rural).

9h às 12h – Biblioteca Volante e contação de história “Meu Amigo Livro” (Projeto Mania de Ler).

Sexta-feira (24/10) – Biblioteca Pública do Amazonas

Rua Barroso, 57 – Centro

9h às 12h – Bibliotour: conheça a biblioteca – visita guiada que apresenta a história e o acervo da instituição, conduzida por monitores caracterizados;

9h às 11h – Contação de história “Meu Amigo Livro” (Atividade Mania de Ler).

Sábado (25/10) – Projeto Sala de Leitura Compaixão

Comunidade Parque das Nações Indígenas – Rua Ximã Açu, s/n, Bairro Tarumã (Zona Oeste).

8h às 11h – Atividades variadas:

Biblioteca Volante e contação de história “Meu Amigo Livro” (Projeto Mania de Ler).

Troca de livros (Biblioteca Pública do Amazonas).

Biblioteca Pública do Amazonas

Encontro “Manaus em Memória: história, arquitetura e biblioteca” – bate-papos sobre o patrimônio cultural e arquitetônico da cidade.

14h – Arquitetura e a Biblioteca Pública do Amazonas como patrimônio histórico, com Otoni Mesquita;

15h30 – Biblioteca Pública e o patrimônio cultural, com Etelvina García.

Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar