CULTURADOAM

Pesquisar

Mostras de cinema, peças e espetáculos fazem parte da agenda da SEC no fim de semana

Espetáculos de música no Teatro Amazonas, peças e cinema fazem parte da programação do fim de semana nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Confira a programação abaixo:

Teatro Amazonas
Nesta sexta-feira (7/6), às 20h, o Teatro Amazonas recebe o Concerto do Meio Ambiente, com o coral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na semana em que se comemorou o Dia do Meio Ambiente, o Coral da UEA relembra canções que marcaram a história da música brasileira e que trouxeram alguma contribuição para o desenvolvimento de uma sensibilidade e conscientização ambiental.

A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

Foto: Michael Dantas/ SEC

Já no sábado (8/6), às 20h, e no domingo (9/6), às 19h, o palco do Teatro receberá o show “The Beatles Bossa Clube”. O projeto comemora os 59 anos do surgimento da banda The Beatles e 61 anos da Bossa Nova, reunindo as vozes das cantoras Gisele Menezes, Mirian Abad, Lívia Prado e Nay Souza.

Além das consagradas “Hey Jude”, “Yesterday”, “Something” e “Come Together”, o repertório ainda inclui a última inspiração dos Beatles, “Blackbird”, lançada após a morte de John Lennon. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e estão à venda na bilheteria do local e pelo site www.bilheteriadigital.com.br.

Largo de São Sebastião
No domingo (9/6), o Largo recebe dois eventos gratuitos, às 17h, a peça “Menina Miúda” e o Encontro de Motociclistas.

“Menina Miúda”. Foto: Divulgação.

“Menina Miúda”, que tem objetivo de fomentar a linguagem do Teatro de Rua, conta a história de Zé, que tenta a todo custo conquistar a apaixonante e exigente Constância.  O espetáculo aborda as relações amorosas e da conquista, além do empoderamento feminino, proporcionando uma interação entre personagens e público.

Também às 17h, os fãs de motocicletas poderão prestigiar uma exposição realizada pelos motoclubes Os Solidários e Almas Livres. O acesso é gratuito.

Recital de Piano
No sábado (8/6), às 18h, o Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro) terá um recital de piano com a professora Edine Hsu. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Professora Edine Hsu e seus alunos. Foto: Divulgação

A performance será realizada pelos alunos da professora, cuja faixa etária varia entre 5 e 16 anos. O repertório consiste em peças didáticas, como do pedagogo musical James Bastien. Abrange também músicas eruditas com compositores como Ludwig van Beethoven (“Pour Elise”), Johann Sebastian Bach (“Gavotte in D”), e será finalizado com peças de músicas populares de artistas do mundo inteiro, como Ed Sheeran (“Perfect”), Shu Pu (“A Path in the ordinary”) e Edu Lobo e Chico Buarque (“Ciranda da Bailarina”).

Mostra de Cinema e Festival do Minuto
Até esta sexta-feira (7/6), ainda é possível comparecer ao Festival do Minuto – Rede de Exibição 2019, que acontece no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, Centro), com sessões às 15h e às 18h.

Festival do Minuto. Foto: Divulgação

Criado em 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. O formato do evento foi pioneiro no mundo, inspirando a criação de outros festivais em mais de 50 países.

A Rede de Exibição seleciona as melhores produções do Festival entre 2015 e 2018. A entrada é gratuita, e a classificação livre.

Já a Mostra de Cinema Europeu 2019 ainda tem programação nesta sexta (7/6), com sessão às 19h, e no sábado (8/6), às 16h, no Cine Teatro Guarany (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro). A entrada é gratuita.

Neste ano, a Mostra apresenta o tema “Futuro”, com produções de oito países. Na sexta (7/6), será apresentado o documentário “Bikes versus carros” (Suécia, 2015, classificação livre), que mostra como ativistas e cidades em todo o mundo estão se movendo em direção a um novo sistema de mobilidade urbana. A classificação é livre.

No sábado (8/6) será exibido “O que estamos esperando?” (França, 2016, classificação livre), documentário de Marie-Monique Robin. O longa passa em uma pequena cidade da Alsácia, de 2 mil habitantes, que começou o processo de transição para a era pré-petróleo, decidindo reduzir seu impacto ambiental.

Ainda no sábado (8/6), às 19h, também será exibido a comédia “Liza, a Fada Raposa” (Hungria, 2015, classificação 16 anos), na qual uma mulher sonha em viver um romance, porém todos os seus pretendentes morrem de forma extrema e violenta. A direção é de Károly Ujj Mészáros.

Peças
Duas peças integram a programação da SEC neste fim de semana. Neste sábado (8/6), no Teatro da Instalação, às 19h, será apresentada a peça “Mocinha”, com os finalistas do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A peça lança um olhar sobre as questões ligadas à violência contra mulher e o feminicídio. A entrada é gratuita e classificação livre.

No domingo (9/6), a partir das 19h, o Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube) recebe mais uma apresentação de “Ambrozhya e o Phantasma da Arte”, pela programação da 13ª Mostra de Teatro do Amazonas, com entrada gratuita.

“Ambrizhya e o Phantasma da Arte”. Foto: Divulgação

De autoria do dramaturgo Sérgio Cardoso, com direção de Douglas Rodrigues, o espetáculo é uma tragicomédia e uma crítica social e política de época sobre os fazeres culturais. Escrita em 1981, a obra conta a história de uma família que, em 1918, numa cidade abandonada após uma crise, tenta sobreviver financeiramente por meio da promoção de espetáculos artísticos.

Você pode gostar