EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

CULTURADOAM

‘Movimento RG’S’ estimula criações de artistas de grupos sociais historicamente excluídos

Karen Francis fará um show na próxima quinta-feira (9/9) na programação do “Movimento RGS”. Foto:Alonso Jr

Estreia hoje (06/9) a ocupação on-line “Movimento RG’S: Raça, Gênero e Sexualidade”, do grupo Ateliê 23, que busca valorizar e estimular criações pensadas, dirigidas, atuadas, realizadas por artistas, oriundos de grupos sociais que foram/são historicamente excluídos e/ou postos à margem. A programação será exibida no Instagram e canal do YouTube (@atelie23). 

O projeto foi contemplado pelo edital Prêmio Feliciano Lana, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, como parte das ações da Lei Aldir Blanc no Estado.

A necessidade de realizar o projeto se deu em 2019, quando o grupo realizou a “Mostra Por Elas” que tinha o objetivo de pôr em cena trabalhos feitos por artistas mulheres. Com o sucesso da mostra, o grupo entendeu que trazer ainda mais diversidade seria essencial dentro desse lugar de diálogo com o público.

O objetivo do “Movimento RG’S” é estimular criações feitas por mulheres, LGBTQI+, afrodescendentes, povos originários, que dialoguem ou tratem de questões urgentes de reflexão ou tragam narrativas decoloniais. 

“Quando falamos de gênero, raça, etnia ou orientação sexual é importante salientar que existem camadas que intensificam ou modificam as opressões sofridas por esses determinados sujeitos. A depender da quantidade e tipos de camadas que compõem um sujeito (classe social, localização geográfica, raça, profissão, idade, religião), este, confronta em sua realidade cotidiana diferentes tipos de opressões. É preciso refletir sobre o cenário atual e as possibilidades de mudanças do mesmo, assim, criar lugares de trocas é oportunizar debates mais amplos pelas perspectivas diversas”, pontua Laury Gitana, coordenadora do projeto.  

A programação que vai acontecer durante o mês de setembro é dividida em quatro semanas: Preta, Delas, Queer e Povos e contam com exposições, espetáculos, shows, lives sobre espetáculos, oficinas e resenhas de livros.

A coordenação é de Laury Gitana, produção de Eric Lima e Larissa Martins, identidade visual da Agencinha e realização do Ateliê 23.

Confira a programação que será exibida durante todas as semanas, de segunda a domingo:

Segunda 

Exposição com lançamento às 19h – Link na bio do instagram do Ateliê 23

Terça 

Oficina – 19h – IGTV do instagram do Ateliê 23

Quarta 

Resenha de livro – 20h – IGTV do instagram do Ateliê 23

Quinta 

Show – 20h – Canal do Youtube do Ateliê 23

Sexta

Espetáculo – 20h – Canal do Youtube do Ateliê 23

Sábado 

Espetáculo – 20h – Canal do Youtube do Ateliê 23

Live sobre o espetáculo – 21h – Instagram do Ateliê 23

Domingo 

Espetáculo – 20h – Canal do Youtube do Ateliê 23

Live sobre o espetáculo – 21h – Instagram do Ateliê 23

Você pode gostar