CULTURADOAM

Pesquisar

“Natal dos Municípios” já alcançou 17 localidades no interior do Amazonas

O projeto acontece até o dia 23 de dezembro e tem como objetivo chegar a 25 localidades no estado com espetáculos natalinos

Com magia, encanto e alegria, o “Natal dos Municípios” já alcançou 17 cidades e comunidades rurais no interior do Amazonas. O próximo local a receber o projeto será a Vila do Caburi, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), nesta terça-feira (13/12), às 19h, na Cidade da Criança. A entrada é gratuita.

A ação acontece até o dia 23 de dezembro e faz parte da programação do “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social (FPS).

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta a importância de integrar todo o estado com a programação natalina, contando com as apresentações dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e artistas locais.

“O Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano e por isso buscamos levar o encanto e a magia natalina para todas as partes do Amazonas. São manifestações artísticas e espetáculos produzidos pelo Liceu. ‘O Mundo Encantado do Natal’ passa pelos rios amazônicos e chega nas comunidades mais longínquas”, disse o secretário.

De acordo com o maestro Davi Nunes, diretor do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, o trabalho desenvolvido pelo “O Natal nos Municípios” é também uma oportunidade para os estudantes da instituição mostrarem o resultado da dedicação nas aulas.

“Essas atividades são importantes porque fortalecem a cultura e o trabalho dos municípios. E, com certeza, deixam uma semente que será regada e florescerá”, disse o maestro. “A intenção é essa, de estarmos cada vez mais próximos fazendo um trabalho cultural de excelência e o Natal é um momento muito importante para fazermos isso”.

Entre as cidades e comunidades que receberam “O Natal dos Municípios” estão Parintins; Autazes; Manacapuru; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; Barreirinha; Envira; Silves; a Comunidade Vila Amazônia, em Parintins; a Comunidade Açaízal, em Envira; Alvarães; Humaitá; Novo Airão; Tefé e Nhamundá.

Natal nos Municípios

O projeto leva os espetáculos “Natal Amazônia” e “O Verdadeiro Sentido do Natal”, realizados pelos alunos e artistas do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro das unidades de Parintins e Envira, respectivamente. “O Verdadeiro Sentido do Natal”, promovido pela unidade de Envira, conta a história de um pequeno engraxate que narra o nascimento de Jesus, um espetáculo acompanhado de muita dança, música e de um coral com 50 vozes.

A unidade de Parintins do Liceu de Artes e Ofícios apresenta o “Natal Amazônia”, com um formato itinerante, que também retrata o nascimento de Jesus, com simplicidade, humanidade e uma representatividade nativa.

FOTOS: Alex Pazuello e Rogério Campos /Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar