CULTURADOAM

Pesquisar

Natal Itinerante: Montagem teatral é apresentada em carreta-palco no bairro Terra Nova

Toda a estrutura composta por mais de 30 profissionais leva a magia do Natal aos bairros e instituições filantrópicas de Manaus

Valorizando a classe artística local e levando o encanto desta época do ano, o “Natal Itinerante” iniciou o cronograma de atividades nos bairros, começando pela Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, neste sábado (03/12). Aproximadamente 2,5 mil pessoas participaram da ação que apresentou o espetáculo teatral inédito, “A Fantástica História do Biscoito de Natal”. O projeto faz parte da programação “O Mundo Encantado do Natal”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social.

O evento, que teve a presença do governador do estado, Wilson Lima e da primeira-dama Taiana Lima, reuniu crianças do bairro e adjacências para receber das mãos do Papai Noel e da Mamãe Noel, os brinquedos do projeto Natal Solidário que foram arrecadados em 18 pontos espalhados na capital. Conforme a FPS, mais de 2 mil brinquedos foram entregues para crianças de 0 a 12 anos, neste sábado.

O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Candido Jeremias, afirma que a ação faz parte de uma agenda extensa e descentralizada que abrange diversas localidades. Além disso, a geração de postos de trabalho no setor cultural, é um dos destaques da programação natalina. As ações do “O Mundo Encantado do Natal” devem gerar 1,8 mil postos de trabalho na capital e interior.

“São mais de 300 eventos na capital e no interior do estado, vamos chegar a 20 municípios, com montagem de árvore de Natal, espetáculos, além de seis comunidades ribeirinhas, com o projeto ‘Natal nos Municípios’. O ‘Natal Itinerante’ também vai chegar a 15 bairros de Manaus, além de hospitais e associações sem fins lucrativos”, informa Candido.

Artistas no palco

A estrutura do Natal Itinerante consiste em uma carreta móvel composta por palco, sonorização e telão. Mais de 30 profissionais do meio artístico estão envolvidos na ação. A diretora da Cia Metamorfose, responsável pela programação teatral do “Natal Itinerante”, destaca o espaço proporcionando à cadeia produtiva da cultura e das artes. “Como a companhia é pequena, precisamos de outros artistas envolvidos, como cenógrafo, figurinista, maquiador, músico que cria as músicas, então isso gera renda a um grupo de artistas que adora fazer esse trabalho nesta época do ano”, disse a diretora.

O espetáculo teatral inédito, “A Fantástica História do Biscoito de Natal”, assinado por Socorro Andrade é uma versão ampliada de uma pequena apresentação, encenada durante a temporada natalina no ano passado. Para esta edição, a montagem dedicada ao personagem Biscoito Natalino, ganhou novos personagens e tem duração de 60 minutos.

Oportunidade de renda e visibilidade gerada ao músico Kleyton Tenório, autor de cinco músicas que compõem o espetáculo. “Quando a economia criativa entra, atinge uma gama de pessoas enorme e a resposta do público é sensacional. Com certeza é uma vitrine incrível, estímulo incrível e a liberdade criativa canta solta para gente, a gente se diverte e sabe que é especial para o público”, revela Kleyton, que descobriu a arte de compor músicas para teatro há cinco anos na companhia.

O próximo bairro a ser visitado pelo “Natal Itinerante” é o Ouro Verde, zona Leste de Manaus. Já o “Natal dos Municípios” segue, nesta semana, para os municípios de Autazes, Barreirinha, Manacapuru, Nhamundá, Presidente Figueiredo entre outros.

FOTOS: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar