CULTURADOAM

Pesquisar

No Dia dos Povos Indígenas, educação, arte e cultura se unem no CCPA para celebrar

Encontro com comunidade indígena e atividades lúdico-educativas variadas foram oferecidas ao público infantil

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) tornou-se epicentro de uma celebração especial em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas, nesta quinta-feira (18/04) e sexta-feira (19/04). O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Central de Arte e Educação (CAE) em colaboração com o Departamento de Centros Culturais e Teatro de Difusão (DCCT), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Na ocasião, foi oferecida uma gama de atividades educativas e artísticas, visando promover diálogos significativos e a valorização das culturas e tradições indígenas com o público presente.

A comunidade Tawa Iapyrehyt foi especialmente convidada para participar da programação, enriquecendo ainda mais a troca cultural e o diálogo intercultural. O evento deu-se sob os comandos de Nilson (Wut Sateré) líder comunitário da comunidade Tawa Iapyrehyt, que compartilhou um pouco sobre a importância da visitação.

“Sou muito grato pelo convite, pela apresentação da nossa comunidade. Vim aqui até o Centro Cultural dos Povos da Amazônia trazer um pouco das crianças, que nunca viram esse espaço maravilhoso que está acontecendo. Os meninos estão super maravilhosos com esse espaço, estão vendo cada cantinho daqui. Como eu estou feliz de ver nossa imagem, da nossa comunidade, sendo representada aqui dentro também”, ressaltou.

Durante as atividades, Nilson também conduziu uma reflexão sobre o ritual da Tucandeira, destacando sua relevância na formação e saúde dos adolescentes indígenas.

O coordenador artístico da Central de Arte e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Baldoino Leite, enfatizou a importância do evento em promover o conhecimento e a valorização das culturas indígenas, especialmente entre os estudantes e a comunidade local.

“Como se aproxima o grande dia dos povos indígenas, nada melhor do que trazermos esse tema e enaltecê-lo a fim de trazer cada vez mais informação e conhecimento aos nossos estudantes aqui no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, lugar que traz essa ancestralidade, traz o conhecimento das nossas origens e traz muito da cultura e arte indígena”, compartilhou Baldoino.

Emanuele, uma jovem moradora da comunidade, compartilhou sua empolgação em estar presente no evento, destacando sua fascinação pelos bois e animais do CCPA, reforçando a importância desses espaços para as gerações mais jovens.

As festividades ocorreram nos dias 18 e 19 de abril de 2024, divididas em duas sessões diárias: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, no próprio CCPA. A programação abraçou diversas facetas da riqueza cultural dos povos indígenas.

Confira as atividades oferecidas ao público:

• Grafismo indígena – pintura nos braços e rosto tinta para pintura de pele
• Gincana com brincadeiras e jogos indígenas
• Contação de histórias – Lendas amazônicas
• Painel coletivo – desenho em tamanho grande dos povos indígenas para ser pintado pelos visitantes (figuras e trançados de Etnias)
• Momento Curiosidades – Conhecendo a linguagem, a escrita, as etnias e palavras do português que têm origem indígena
• Visita guiada pelas exposições, museus e maloca

FOTOS: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar