Noite de Caprichoso e Garantido confirma o sucesso do lançamento do 57º Festival de Parintins, no Bumbódromo

O lançamento do festival na ilha, inserido no calendário oficial de eventos do estado, brinda o público com grandes espetáculos

A festa de lançamento do 57º Festival de Parintins reuniu um público superior a 15 mil pessoas, na sexta-feira (22/03), no Centro de Convenções de Parintins – Bumbódromo (distante 369 quilômetros de Manaus). A festa é uma das ações culturais, iniciadas na gestão do governador Wilson Lima, marcando o início dos trabalhos e agenda de eventos bovinos até o festival, nos dias 28, 29 e 30 de junho.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, comemorou o sucesso do evento, atribuído à recepção dos parintinenses e à dedicação da direção e elenco dos bumbás Caprichoso e Garantido. “Comemoramos o sucesso de mais um grande evento com a assinatura de excelência do Governo do Amazonas. Quero agradecer à calorosa recepção do público parintinense, que compareceu ao evento para brincar de boi e celebrar o início de temporada de mais um festival, além da atuação dos bumbás que, com muita energia e alegria, nos brindaram com um espetáculo grandioso”, ressaltou o secretário.

A recepção positiva da festa se confirma pela direção dos bois. O presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, reconhece os investimentos do estado e patrocínios aportados na temporada. “O Festival de Parintins é a base da economia do município e não só o lado cultural e festivo. É uma brincadeira muito séria e precisa desse olhar, o povo de Parintins precisa dessa atenção e, dessa forma, a gente também retribui, tentando dar o melhor, proporcionar o melhor espetáculo, fazer aquilo que o parintinense sabe fazer através da sua arte, encantar as pessoas”, destacou Rossy.

O presidente do Garantido, Fred Góes, ressaltou que os eventos que antecedem o festival são o “acender das luzes” para a temporada bovina. “O governador Wilson Lima criou esse momento de lançamento em Manaus, no Teatro Amazonas, e aqui em Parintins. A adrenalina começa a subir e todo mundo começa a focar no compromisso, nos dias 28, 29 e 30 de junho, com a cultura de Parintins e do nosso Amazonas. Costumo dizer que, agora, o lançamento da abertura do Festival de Parintins é tradição”, enfatizou Fred.

Espetáculos

Na abertura, a força do Festival de Parintins foi representada pela performance inédita, intitulada “Tribal”, protagonizada pelos pajés do Caprichoso, Erick Beltrão, e do Garantido, Adriano Paketá. Os itens oficiais subiram ao palco com maracás opostos e, após evoluírem juntos, os instrumentos indígenas de cada boi retornaram aos respectivos pajés. Momento que evidencia a união dos bumbás, em prol do festival, do folclore e da cultura popular.

Dando sequência à festa, o Caprichoso levou para o palco todos os itens oficiais, destacando um espetáculo que reuniu toadas antigas, entoadas pelo levantador, Patrick Araújo, até as mais recentes. Entradas surpreendentes de itens, em módulos, em meio da galera azulada, reforçaram a interação dos itens com o público. Destaque para a representatividade dos povos originários, na apresentação dos tuxauas, com a participação da indígena Gilvana Borari. Neste ano, a artista e ativista foi nomeada conselheira de arte do Caprichoso, responsável pela construção do projeto na arena.

A torcedora do touro negro, Rose Silveira, estava na linha de frente, próximo ao palco para não perder nenhum momento. “Meu marido toca na Marujada e eu vim prestigiar e torcer, é claro, pelo meu boi Caprichoso. No ano passado eu não vim, mas neste ano, cheguei cedo para segurar meu lugar e estou amando tudo”, comemora.

O Garantido subiu ao palco, agitando a galera com as toadas consagradas da nação encarnada. A dobradinha dos levantadores de toadas, Sebastião Junior e David Assayag, comprovou o sucesso de duas gerações. A cunhã-poranga Isabelle Nogueira, que atualmente participa do Big Brother Brasil, teve como substituta Luana Alfaia, mostrando uma desenvoltura à altura da titular. Para fechar a noite, o presidente Fred Góes, Sebastião Junior e o apresentador Israel Paulain, desceram do palco e foram para a galera.

Espetáculo aprovado pela torcedora encarnada, Nete Silveira: “Maravilhoso, eu sou lá da Baixa do São José, e tenho muito orgulho, estamos na melhor fase. E no festival, a gente se diverte e eu ainda ganho dinheiro como cabeleireira. É maravilhoso!”, concluiu a torcedora.

FOTOS: Marcely Gomes/Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Eduardo Melo/Liceu Parintins