CULTURADOAM

Pesquisar

Oficinas Circenses da Secretaria de Cultura ensinam acrobacias, preparação física, técnica cospe fogo e palhaçaria

As oficinas ajudam a capacitar novos artistas, além de trabalhar o lado social da palhaçaria em zonas periféricas e hospitais

A Secretaria de Cultura realizou mais uma oficina circense no Centro Cultural Barravento, de capacitação para palhaçaria, na tarde de quarta-feira (29/03). Com mais de 60 pessoas capacitadas durante a semana, as oficinas do 3º Festival de Circo do Amazonas são gratuitas e continuam, nesta sexta-feira (31/03), das 14h às 17h, com a última oficina de Preparação Física, com inscrições online pelo site: https://linktr.ee/culturadoam.

As oficinas circenses mostram que a felicidade também pode ser um treinamento e requer dedicação, persistência e vontade de levar alegria aos outros. Para o professor Jean Palladino as oficinas são essenciais para levar alegria às periferias, comunidades e hospitais.

“É uma experiência muito boa falar e realizar oficinas de circo, pois essa é a arte que chega para muitas pessoas em periferias, em comunidades e hospitais. Quando perguntamos sobre o circo para uma criança que não tem acesso a outras produções culturais, elas sabem contar o que essa arte representa para elas e, por isso, oferecer oficinas de preparação para acrobacias, aéreos e palhaçaria é tão importante para formar novas pessoas e levar essa arte a todos os lugares”, opina Jean.

As oficinas reúnem pessoas que vivem da palhaçaria e outras que buscam se desenvolver de forma pessoal e, também, se envolver em projetos sociais.

O palhaço Wesley Craveiro, 22, conta que as oficinas da Secretaria de Cultura são essenciais para aperfeiçoamento das brincadeiras, atualização de histórias e para aprender coisas novas.

“Sou palhaço há dois anos e acho de grande valor as oficinas que a Secretaria oferta, pois eu gosto de estar em constante atividade e acho necessário para quem quer aprender palhaçaria pela primeira vez. E eu uso tudo o que aprendo aqui para melhorar minhas brincadeiras, minha fala e as técnicas de trazer mais alegria às pessoas, e é uma gratidão aprender a fazer o outro sorrir”, afirma Wesley.

A palhaçaria também chama atenção dos iniciantes, que se motivam a aprender para fazer o bem em projetos sociais, como a estudante Daiane Guimarães, que participou da aprendizagem de palhaçaria.

“Eu não trabalho na área de teatro e palhaçaria. Estou aqui pela primeira vez e vi nessa oficina, a oportunidade de me desenvolver, pois sou muito tímida e isso ajuda a melhorar minha oralidade e expressão corporal. Além disso, gosto de me envolver em ações como essa, gosto de estar no palco e me imagino levando um pouco do meu aprendizado a outras pessoas”, conta Daiane.

As aulas desenvolvem técnicas corporais, preparação física, cuspir fogo, acrobacias e outras habilidades circenses necessárias para uma boa apresentação. A última oficina acontece nesta sexta-feira (31/03), com mais uma aula de preparação física.

Outras informações sobre a oficina podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e no Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).

FOTOS: Márcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar