CULTURADOAM

Pesquisar

Ópera em Pauta: Amazonas leva experiência de sucesso para encontro no Theatro Municipal de São Paulo

Foto: Bruno M. Viana

Os desafios, possibilidades e a importância econômica e social da produção operística no Brasil e no mundo foram alguns dos assuntos abordados no evento Ópera em Pauta, realizado nesta segunda-feira (25/11), no Theatro Municipal de São Paulo, com importantes representantes do setor. O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, e a diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (FAO), Flávia Furtado, participaram do encontro, que, marcou, ainda, o lançamento oficial de Manaus como sede da Assembleia Geral da Ópera Latinoamérica (OLA), em 2021.

“Vai ser a primeira vez que o País receberá uma assembleia da OLA, depois da assinatura do acordo de colaboração entre Brasil e a organização, que aconteceu em maio deste ano, também no Festival Amazonas de Ópera. Isso mostra o nosso protagonismo no cenário nacional e o reconhecimento internacional da produção amazonense”, destacou Apolo.

O secretário lembrou, ainda, que, neste mês de novembro, cenários e figurinos da ópera “Fausto” (Charles Gounod), confeccionados na Central Técnica de Produção (CTP) da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, foram alugados, pela primeira vez, para uma temporada no Chile. “Isso mostra que temos condições de marcar presença em qualquer evento internacional, assim como atrairmos cada vez mais turistas do Brasil e do mundo para o nosso Estado, interessados nas nossas atividades culturais. Manaus está, hoje, à frente de tudo o que se relaciona à ópera no País”, afirmou.

A diretora executiva do FAO, Flávia Furtado, observou que o festival amazonense, que terá sua 23ª edição entre abril e junho de 2020, fomentou o comércio e os serviços locais. “Sete novos hotéis e dez restaurantes e cafés foram abertos nos arredores do Teatro Amazonas, nos últimos 20 anos, sem contar a mão de obra empregada na CTP, que tem mais de 120 profissionais. O Festival é a prova viva de que investir na ópera traz um enorme retorno econômico e social e essa experiência foi compartilhada nesse encontro com outros teatros do País e do mundo”.

Com a presença da diretora executiva da OLA, Alejandra Martí, o encontro visa, ainda, à definição de estratégias conjuntas e o traçado de uma programação inicial da edição 2021 da Assembleia Geral da OLA, em Manaus.

Também participaram do “Ópera em Pauta” o diretor do Theatro da Paz de Belém, Daniel Araújo; o diretor da Cia. de Ópera São Paulo, Paulo Esper; e o diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, Hugo Possolo.

Você pode gostar