CULTURADOAM

Pesquisar

Orquestra de Câmara do Amazonas apresenta obras de Handel no projeto ‘A Arte Agradece a Vida’

Orquestra de Câmara do Amazonas
Foto: Michael Dantas

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) volta ao palco do Teatro Amazonas no quarto concerto da programação “A Arte Agradece a Vida”, que ocorre neste sábado (15/8), às 20h. O projeto, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde, homenageia, em agosto, os profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19. 

O concerto terá a duração de 45 minutos e, no repertório, contará com os “Concertos Grossos”, de Georg Friedrich Händel (1685 -1759). A apresentação será exibida pelo Facebook do Governo do Amazonas e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas, no canal 2.1, da TV aberta.

O maestro Marcelo de Jesus, que irá reger o concerto, ressalta que a OCA ensaiou com grupos separados e que a apresentação também respeitará os protocolos de segurança e de distanciamento de 1,5 m entre os músicos. 

“Teremos 20 músicos no palco, que irão alternar entre solistas e toda a orquestra tocando. Cada músico também terá a sua estante para não termos objetos compartilhados”, afirma. 

Serão apresentados o “Concerto Grosso I”, “Concerto Grosso VII” e “Concerto Grosso XII”. “Nesta forma barroca, se alternam grupos maiores e menores de músicos para realizar o ‘concerto grosso’. Handel foi um grande compositor barroco alemão e escreveu esses concertos para intercalar outras obras suas”, informa o maestro. 

Participam do concerto os músicos Giovanny Conte (violino), Elena Koynova (violino) e  Anton Minenkov (violoncelo) para o “Concerto Grosso I”;  Vladislav Motin (violino), Irina Glibka (violino), Anna Samokish (violoncelo) para o “Concerto Grosso VIII”; e Denitsa Marinova (violino),  Fernando Lima (violino) e  Eliziel Lourenço (violoncelo) para o “Concerto Grosso XII”. 

“Estamos muito honrados em fazer parte desta homenagem do Governo do Amazonas ao nossos profissionais de saúde”, declara o maestro Marcelo de Jesus.

Projeto – Durante o mês de agosto, serão realizadas ações no Teatro Amazonas como uma forma de agradecimento a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais. Entre as atividades estarão o acesso a concertos; entrega simbólica de uma placa que ficará no hall do espaço cultural, que também ganhará iluminação na cor verde; e gratuidade em visitas turísticas.

A programação do “A Arte Agradece a Vida” continuará no dia 20, com a Amazonas Filarmônica, que apresentará o “Septeto em mi bemol maior”, de Ludwig van Beethoven.

Já o Corpo de Dança do Amazonas subirá ao palco no dia 22, com “Vazantes”, uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes. A direção é de Mário Nascimento.

No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros e, no dia 31, a Amazonas Band encerrará a primeira temporada de lives com o Concerto comemorativo de 20 anos do grupo.

Você pode gostar