CULTURADOAM

Pesquisar

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta ‘Ópera Bem Temperada’ no ‘Cultura Sem Sair de Casa’

Ovam
Foto: Michael Dantas

A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) é a atração desta quarta-feira (17/06), no projeto “Cultura Sem Sair de Casa”, que vai exibir o espetáculo “Ópera Bem Temperada”, às 20h, no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Segundo o diretor artístico e regente Davi Nunes, o grupo traz para a plataforma digital óperas tradicionais com ritmos brasileiros, como choro, bossa nova, samba e baião.

“O espetáculo surgiu a partir de uma proposta de utilizarmos obras de compositores famosos e darmos um ‘tempero’ diferente nelas, para que elas tivessem outra estética. Como, por exemplo, Mozart em ritmo de chorinho e Carlos Gomes em bossa nova”, afirma o maestro. “Com isso, oferecemos ao público um contato diferenciado com esse tipo de música e, por meio das redes sociais, esperamos que mais pessoas tenham acesso a um repertório tão interessante”.   

Davi Nunes destaca que o “Ópera Bem Temperada” conta com a participação de 29 coralistas do Madrigal da Casa Ivete Ibiapina, com destaque para os solistas Abigail Souza, Adrine Machado, Andreza Malafaia, Carlos Martins, Elke da Silva, Iolanda da Costa, Larissa Albuquerque, Larissa Silva, Lílian de Oliveira, Luiz Lopes, Marcos de Lima, Marden Guedes, Marilton Salviano, Nadia Sobral, Rafael de Oliveira, Rodrigo Roque e Ruvia de Souza, além de um solista convidado, Moisés Barros.

“O espetáculo que vai ser exibido amanhã foi realizado em 9 de junho de 2016, no Teatro Amazonas, e proporcionou um momento especial para as possibilidades de repertório que a Ovam pode executar”, comenta o regente.

O “Ópera Bem Temperada” conta ainda com os violonistas Adonnay Reis, Benjamim Prestes, Carlos Costa, Cesar Lima, Elias Ferreira, Ézio Moreira, Guilherme Munhoz, Hêneses Menezes, Igor Azevedo, Israel Nunes, Marcos Moreno, Neil Armstrong, Samanta Fonseca, Sanderson Coelho, Tarcisio Evangelista, Wilde Fernandes, a soprano Amanda Aparício, o percussionista Tércio Macambira e o baterista Yuri Lima.

‘Cultura Sem Sair de Casa’ – Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o “Cultura Sem Sair de Casa” disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos, como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas; além do #FicaNaRedeManinho, com vídeos contemplados no edital. Para quem acompanha a temporada de lives, tem ainda a “Agenda Virtual”, com o calendário de apresentações realizadas nas redes sociais de artistas e casas noturnas locais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Você pode gostar