CULTURADOAM

Pesquisar

Orquestra de Violões do Amazonas se apresenta em Brasília, pelo Festival Música na Estrada

A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), corpo artístico da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresentará um concerto especial em Brasília, na noite deste sábado (4/5), pela oitava edição do Festival Música na Estrada. O repertório mesclará músicas amazonenses, obras clássicas e sucessos do rock. O evento será realizado no Teatro Unip, com entrada gratuita.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que a apresentação é um importante passo para a divulgação da cultura do Amazonas. “Este espetáculo em Brasília é resultado de uma parceira entre a SEC e o Festival, que possibilitou a viagem da Ovam sem custos para o estado. É um importante passo para a divulgação da nossa cultura e o início da possibilidade de outros diálogos com a iniciativa privada, para que parcerias como essa continuem acontecendo e, assim, possamos ter nossos grupos artísticos circulando pelo País e dando continuidade ao processo de descentralização da cultura”, declara.

De acordo com o maestro Davi Nunes, regente titular da Ovam, a orquestra se sente lisonjeada por poder participar de mais uma programação do Festival. “Já participamos da programação do Música na Estrada em Belém e em Boa Vista, com apresentações e oficinas. É uma honra para nós podermos nos apresentar em Brasília e, para essa ocasião, preparamos um repertório variado, com um pouco de tudo”, diz Davi Nunes.

Foto: Michael Dantas/ SEC

Na lista de composições a serem apresentadas pela Ovam constam clássicos de Antonio Vivaldi e W.A. Mozart, obras de Tom Jobim, dos amazonenses Teixeira de Manaus e Claudio Santoro, e um sucesso da banda de rock Queen.

“Brasília tem um apelo cultural ao violão muito forte. Lá eles também têm grupos de choro e uma orquestra de violões. Por conta disso, temos um repertório que vai desde um concerto para bandolim e cordas do Vivaldi, até Teixeira de Manaus e ‘Bohemian Rhapsody’ (do Queen)”, destaca o maestro Davi Nunes.

A Ovam também participará da programação de oficinas do Festival em Brasília, com participação do professor Carlos Jr., integrante e solista da orquestra.

Festival Música na Estrada – Desde 2011, o Festival Música na Estrada promove a valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do Brasil. Na oitava edição, o Festival já percorreu as cidades de Boa Vista, Belém, Manaus e Porto Velho, com apresentações gratuitas.

Você pode gostar