CULTURADOAM

Pesquisar

Palacete Provincial e Largo de São Sebastião recebem programação especial para o Dia Das Crianças

Atividades que estimulam a prática da ciência, observação do céu pelo telescópio, além de brincadeiras, oficinas artísticas e visitas a museus, fazem parte da programação para o Dia das Crianças deste sábado (12/10), no Palacete Provincial e no Largo de São Sebastião. Promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), as atividades contam com parceria do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O acesso é gratuito.


A programação inicia às 9h no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi) e contará com o resgate de brincadeiras populares e oficinas de pintura.
“Teremos brincadeiras como pula-corda, amarelinha e peteca, entre outras. Também vamos ter contação de histórias e uma oficina onde a criança criará uma pintura baseada em uma das obras que vamos mostrar e depois ela vai ter que achar essa obra dentro da Pinacoteca do Estado. O intuito é criar essa interação com o espaço”, explica o diretor da Central Pedagógica da SEC, Ricardo Lopes.

As famílias que estiverem no local também terão uma visita guiada aos museus dentro do Palacete Provincial, além de participar de dinâmicas com pesquisadores do Museu Amazônico, que vão apresentar bioprodutos feitos a partir do açaí. Carolina Brandão, professora Dra. e pedagoga do Museu Amazônico da UFAM e diretora da Divisão Cultural, afirma que é essencial democratizar o acesso à ciência e tornar o conhecimento científico atraente às crianças.

“Uma das estratégias pode começar pelos museus, tornando-os espaços que acolham com alegria e diversão esse público, atuem de modo dinâmico e interativo com os pequenos de maneira a ajudá-los a compreender os fenômenos da ciência, valorizá-los e poderem auxiliá-los a agir no mundo”, ressalta.

As atividades no Palacete seguem até 12h.

Clube de astronomia – A programação do Dia das Crianças continua às 16h em frente à Galeria do Largo, no Largo de São Sebastião, onde haverá atividades ligadas ao tema de observação do universo. No local, as crianças vão poder criar pinturas sobre o tema e assistir à contação de histórias, além de observação do céu por meio de telescópio, através do clube de astronomia da UEA. O espaço também terá a exposição “De Olho No Céu”, que apresenta desenhos de crianças de 4 a 6 anos sobre o que elas sabem dos corpos celestes.

“A observação vai finalizar as atividades do dia e vai dar a chance de crianças usarem um telescópio pela primeira vez”, destaca Ricardo Lopes. “Toda a programação tem o objetivo de tornar nossos espaços locais para todas as linguagens, sejam elas científicas, acadêmicas ou artísticas. A ciência faz parte do dia-a-dia da criança, então pensamos numa forma de unir o lúdico e a educação neste Dia das Crianças”, afirma o diretor da Central Pedagógica da SEC.

Confira a programação:

Palacete Provincial – 9h às 12h
Resgate de brincadeiras populares; oficinas de pintura; contação de histórias; bioprodutos de açaí apresentados por pesquisadores do Museu Amazônico; visitação aos museus da Numismática, Imagem e Som, Tiradentes, Arqueologia e Pinacoteca do Estado.

Largo de São Sebastião, em frente à Galeria do Largo – 16h às 20h
Exposição “De Olho No Céu”, oficina de pintura, contação de histórias, observação do céu pelo telescópio.

Você pode gostar